Não deve ser novidade para ninguém que as pessoas passam cada vez mais tempo sentadas trabalhando, estudando e até relaxando, não é mesmo? Por isso, ensinar qual a postura correta no computador virou um serviço de utilidade pública.

Afinal, quanto mais gente souber que o corpo precisa de conforto enquanto faz suas atividades em frente ao computador, menos problemas causados pela falta de ergonomia teremos.

Então, se você se interessou pelo assunto e quer descobrir o jeito certo de sentar para usar o desktop, o notebook ou qualquer outro dispositivo, acompanhe as próximas linhas deste post!

Por que é importante manter uma boa postura?

Embora os primeiros sintomas da má postura possam demorar um pouco para surgir, mais cedo ou mais tarde eles sempre vêm! 

Assim sendo, manter a postura correta no computador, seguindo as recomendações ergonômicas, permite a distribuição adequada e homogênea das tensões musculares

Além disso, existem outras vantagens como:

  • Possibilita que o corpo trabalhe melhor usando menos energia, favorecendo a circulação sanguínea e prevenindo a fadiga muscular;
  • Reduz o estresse nos ligamentos que mantêm as articulações unidas, diminuindo as chances de lesões na coluna.

 

Leia também:

O que eu preciso saber sobre Análise Ergonômica do trabalho?

Ergonomia nas empresas: Por que você deveria estar aplicando. 

 

Mas qual a postura correta para sentar no computador? 

Agora que você conhece a importância da postura correta no computador, como saber qual é, afinal, a maneira adequada de se sentar?

Confira, a seguir, algumas dicas:

1. Coluna apoiada no encosto

Jamais deixe a coluna inclinada, pois ela deve estar totalmente na vertical, apoiada no encosto da cadeira. Para tanto, sente-se sobre os ísquios, que são os dois ossos pontudos da bacia que ficam entre os glúteos e o púbis.

2. Dois pés firmes no chão

Preste atenção nos pés, que não devem ficar “voando”. Eles precisam estar com as solas firmes no chão ou em um suporte apropriado.

3. Joelhos em ângulo de 90º

Também não descuide dos joelhos, que precisam formar um ângulo de 90 graus para não sobrecarregar a região lombar.

4. Altura da mesa e da cadeira

É fundamental ajustar a altura da cadeira e da mesa para que os dois móveis estejam alinhados entre si. Isso pode ajudar a prevenir lesões, evitando que você use seu corpo para “equalizar” as diferenças de altura.

5. Altura da tela do computador

Seu monitor deve estar exatamente à sua frente, a cerca de um braço de distância e com a parte superior da tela aproximadamente na altura dos olhos, sem precisar abaixar ou levantar a cabeça.

6. Posição dos pulsos e cotovelos

Os pulsos precisam se manter em posição reta e sobre a mesa ao digitar. Enquanto isso, os cotovelos devem permanecer apoiados nos suportes da cadeira, evitando que o braço seja sobrecarregado.

Cuidados extras

Para terminar, além de adotar a postura correta no computador enquanto trabalha ou estuda, é imprescindível tomar alguns cuidados extras, como fazer pausas (durante 10 a 15 minutos) a cada uma hora sentado ir ao banheiro, caminhar e realizar alongamentos.

Antes de se sentar, durante os intervalos e depois que desligar o computador, é recomendado esticar a coluna, mexer pescoço e ombros, os braços, as mãos e as pontas dos dedos

O ideal é adotar todas essas medidas em conjunto para otimizar seus resultados e, mais do que isso, preservar sua integridade física.

Portanto, se você e seus colaboradores passam longas horas sentados, implemente hoje mesmo essas dicas. Não perca tempo!

Além disso, conte com uma empresa especializada em Análise Ergonômica para não correr o risco de estar negligenciando o assunto.