Além de melhorarem a qualidade de vida, os exercícios físicos tornam os profissionais de uma organização muito mais motivados e produtivos. Por isso, saber como incentivar a prática de atividade física nas empresas é primordial!

Ambientes de trabalho que priorizam o bem-estar de seus colaboradores tendem a apresentar resultados mais satisfatórios, garantindo a integridade do capital humano enquanto se mantém em busca de aperfeiçoamento contínuo.

Por isso, se você quer descobrir 5 ideias que podem ser implementadas no seu negócio para estimular a prática de exercícios e, com isso, desfrutar de todos os benefícios dessas medidas, leia o post até o final!

1. Aposte na formação de grupos

Uma maneira bastante efetiva de incentivar a prática de atividade física é criar grupos com os funcionários da organização. 

Para tanto, comece fazendo um levantamento quanto aos interesses de cada um e selecione os exercícios mais citados. 

Feito isso, use as redes sociais ou uma ferramenta de comunicação interna da empresa, por exemplo, para criar alguns grupos destinados a algumas categorias, como corrida, yoga, musculação, caminhada, etc.

Assim, os profissionais podem se reunir periodicamente e cada participante se sente mais motivado a manter uma rotina.

2. Implemente práticas de alongamentos 

Também é uma ótima ideia a ser adotada na corporação, a prática de alongamentos que ajudam a corrigir a má postura e a relaxar a tensão muscular. Em adição, os exercícios melhoram o condicionamento físico.

Assim sendo, procure separar um momento do dia para as sessões de ginástica laboral, onde um profissional de educação física ou fisioterapia poderá conduzir a prática.

Através de movimentos simples, a respiração é controlada, os músculos aliviados e o estresse reduzido.

3. Invista em equipamentos

Sem dúvida, uma das melhores maneiras de incentivar a prática de atividade física é quando a empresa cria um espaço próprio para esse fim. 

Em outras palavras, é comum que muitos profissionais não tenham tempo ou disposição de ir à academia depois de um dia exaustivo de trabalho. Além disso, os custos com a mensalidade também podem ser um agravante.

Nesse sentido, quando a corporação investe em aparelhos e reserva um ambiente especificamente para quem deseja treinar, é um excelente estímulo!

Assim, os colaboradores podem utilizar, por exemplo, o horário de almoço para fazer alguns exercícios ou chegar mais cedo para se exercitar e já iniciar o dia com mais disposição, sem ser preciso se deslocar de um canto a outro da cidade.

4. Crie uma cultura de saúde

Embora seja muito válido adotar medidas pontuais, é essencial que a empresa crie uma cultura de saúde de modo mais duradouro, algo que realmente faça parte da rotina da organização.

Isso significa que incentivar a prática de atividade física é uma missão que deve ser priorizada e levada a sério para que produza bons frutos.

Uma boa estratégia é criar, por exemplo, um programa de incentivo ao uso de bicicleta para ir trabalhar, o que deve contar com a instalação de bicicletários e, é claro, chuveiros e vestiários na empresa.

Outra dica é promover rodas de discussões para abordar novas práticas que podem ser implementadas a fim de tornar os colaboradores mais saudáveis e engajados no tema.

5. Comece aos poucos

Por fim, não se esqueça, enquanto gestor, que é preciso dar um passo de cada vez e toda mudança, mesmo que pequena, pode abrir campo para transformações impactantes!

Então, comece fazendo o que pode, seja disponibilizar um profissional para conduzir a ginástica laboral, permitir horários de trabalho flexíveis ou intervalos para praticar exercícios físicos ou encorajar o uso de escadas, tudo é muito bem-vindo.

Afinal de contas, com um time verdadeiramente ativo e que entende a importância de zelar pela saúde, você vai perceber profissionais menos estressados e ansiosos, mais focados, dispostos e atuando de forma otimizada.

Como se não bastasse, também será evidente a redução dos custos com afastamentos, o número de faltas e casos de doenças ocupacionais, como lesões musculares, problemas cardiovasculares, transtornos mentais e etc.

Portanto, comece hoje mesmo a ver o incentivo à atividade física com novos olhos. Garanta o bem-estar e a qualidade de vida dos seus e a prosperidade do seu negócio!

Gostou das dicas? Então leia mais sobre o assunto:

Qual a postura correta no computador segundo a ergonomia?

Exercícios para dor nas costas: como aliviar o incômodo?

Qual a importância da atividade física para a saúde?