Cuidar da segurança e saúde dos colaboradores é uma obrigação de toda empresa, conforme a legislação trabalhista. Possui a finalidade de garantir que as atividades desenvolvidas por eles sejam realizadas de forma mais eficiente e segura. Por isso, contar com equipamentos de segurança é essencial para que esse dever seja cumprido.

Os equipamentos de segurança atuam de forma preventiva, contra situações que possam causar danos à saúde dos funcionários, sendo utilizados quando não é possível eliminar os riscos existentes no ambiente laboral. Assim, são indispensáveis para evitar doenças ou acidentes provocados pelo trabalho.

Pensando nisso, separamos neste conteúdo os equipamentos de segurança mais utilizados pelos profissionais. Confira!

Principais equipamentos de segurança do trabalho

Proteção de pernas e pés

1. Botinas de segurança

São sapatos adequados para proteger os colaboradores contra escorregões e derrapagens em locais molhados e escorregadios. Além disso, fornece segurança para os pés contra perfurações provocadas por pregos, arranhaduras e demais feridas causadas por objetos cortantes, pontiagudos e outros agentes mecânicos.

Proteção auditiva

2. Protetor auricular

Está entre os equipamentos de segurança auditiva mais comuns. Os ruídos com volume excessivo estão entre os fatores que mais prejudicam à saúde dos funcionários. O mais preocupante é que seus efeitos só serão percebidos com o passar de vários anos de exposição aos agentes provocadores do dano. Os protetores podem ser de várias espécies, por exemplo: plug, concha ou combinado com a viseira e capacete.

Proteção de mãos e braços

3. Luvas

O material e o tamanho das luvas vão depender dos riscos que pretende-se proteger. Existem luvas que cobrem as mãos e antebraços e algumas mais curtas, que preservam as mãos e pulsos. Por exemplo, as luvas de raspas são uma alternativa para quem manipula agentes abrasivos. Aquelas com palmas texturizadas são ideais para pessoas que trabalham com cargas pesadas, enquanto as de borracha nitrílica são ótimas para trabalhar com agentes biológicos e químicos. Já as fabricadas em PVC são usadas para trabalhadores expostos à graxa, solventes etc.

4. Mangote

Usado na proteção do profissional contra agentes escoriantes e abrasivos, que trabalha com marmoraria, metalúrgicas, atividades de solda, entre outras.

Proteção facial e visual

5. Óculos e viseira de proteção

Servem para proteger os olhos contra partículas em projeção, impactos mecânicos, raios ultravioletas e pedaços volantes. Muito usado por quem manuseia lixadeiras e serras circulares.

Proteção respiratória

6. Máscaras

É um dos principais equipamentos de segurança para filtrar o ar de gases poluentes e contaminantes, por exemplo, partículas e poeiras originárias de materiais tóxicos. Podem ser feitas de TNT ou demais tecidos, e os modelos variam, podendo ser filtrante com alças, respiradores em concha e os semifaciais.

Proteção de cabeça

7. Capacete

É usado tanto em espaço coberto quanto em áreas descobertas. Protege contra a queda de objetos ou pancada na cabeça dos funcionários. Existem também alguns tipos que auxiliam na proteção contra a eletricidade e radiação solar, por exemplo. Sua junção com a viseira e arco voltaico propicia a segurança dos olhos contra corrente elétrica, faíscas e partículas em suspensão.

Proteção contra quedas

8. Cintos, talabartes, mosquetões e trava-quedas

O ideal é que esses equipamentos de segurança sejam utilizados em conjunto. O empreendedor deve ter em mente que quedas muito altas são capazes de gerar acidentes graves ou, até mesmo, fatais para os funcionários.

Fornecer os equipamentos de segurança de acordo com cada atividade exercida é fundamental para garantir a saúde e segurança do trabalhador. Para se manter em conformidade com a legislação, é preciso que a empresa adote estratégias com o objetivo de garantir um ambiente mais preventivo e seguro, como a criação de programas de conscientização na busca do alinhamento entre empregador e equipe, a fiscalização do cumprimento das regras, entre outros.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler algumas dicas sobre como realizar a avaliação de calor no local de trabalho e fique por dentro do assunto!

Open chat
Olá! Como podemos lhe ajudar?