A avaliação de ruído deve ser feita periodicamente nos espaços laborais em que haja a emissão de sons em volumes elevados. Serve para atender às exigências da NBR 10151, na qual estão previstos os níveis aceitáveis de ruído em comunidades, além da NR-15. Um ponto importante, exposto logo no seu primeiro item, é que o respeito às normas independe do registro de reclamações.
Portanto, se a sua empresa emite sons que possam perturbar a paz na sua região, continue lendo para saber como tratar desse aspecto fundamental para o bem-estar das pessoas. Vamos em frente?
Dicas para realizar a avaliação de ruído
O primeiro aspecto para o qual você deverá atentar antes de realizar a avaliação de ruído é conhecer os limites impostos pela norma. Assim sendo, cumpre observar os valores, em decibéis, estipulados na Tabela 1 para ambientes externos:
Tipos de áreas Diurno Noturno
Áreas de sítios e fazendas 40 35
Área estritamente residencial urbana ou de hospitais ou de escolas 50 45
Área mista, predominantemente residencial 55 50
Área mista, com vocação comercial e administrativa 60 55
Área mista, com vocação recreacional 65 55
Área predominantemente industrial 70 60
1. Tenha os profissionais certos
Considerando os limites para cada tipo de área, faz-se necessário o apoio de especialistas em avaliação de ruído, já que é exigido equipamento homologado para a avaliação. Dessa forma, a medição terá a credibilidade para atestar ser os níveis de barulho estão dentro da faixa aceitável. Vale destacar que o especialista indicado para executar essa medição é o engenheiro em segurança do trabalho, que pode ser contratado por meio de empresa terceirizada.
2. Esteja atento ao conteúdo do laudo
Tendo um profissional competente ou uma empresa contratada para fazer a medição, o segundo passo é atentar para a elaboração correta do laudo. Nele, deverão constar:
- o método empregado:
- data e horário;
- as fontes de emissão de ruído identificadas;
- resultados das aferições, em decibéis;
- comparativo entre os graus de ruído identificados e os de avaliação NCA (Nível Critério de Avaliação);
- especificações do equipamento utilizado nas medições e data em que foi calibrado.
3. Faça nos períodos adequados
As medições deverão contemplar todos os locais e períodos da jornada de trabalho em que a empresa emita ruídos. Portanto, se a sua empresa emite sons potencialmente perturbadores ao longo do dia, sua análise deverá ser ampla o bastante para mostrar um panorama completo.
A importância da avaliação de ruído
Além de garantir o conforto sonoro e bem-estar de trabalhadores, visitantes e vizinhança, há aspectos fundamentais envolvidos na avaliação de ruído. Veja na sequência.
Alinhar-se às leis vigentes
Manter a emissão sonora dentro dos limites impostos pela NBR 10151 garante que sua empresa estará alinhada ao que determina a lei. Além disso, evita que uma possível fiscalização do trabalho tenha o indesejado desfecho com uma multa ou mesmo suspensão.
Preservar a SST na sua empresa
Saúde e Segurança do Trabalho tem tudo a ver com um ambiente tranquilo e sem excesso de ruídos. Nesse aspecto, vale destacar que, nos locais em que a emissão sonora é superior a 80 decibéis, é obrigatório o uso de EPI protetor contra barulho.
Observando as dicas e as orientações que você leu neste artigo, seus laudos de avaliação de ruído manterão sua empresa em dia com o que diz a norma. Contudo, o mais importante é que estarão garantidas a qualidade de vida das pessoas que estejam direta ou indiretamente expostas aos ruídos. Esteja sempre de olhos abertos e de ouvidos atentos!
O conteúdo foi informativo? Então, curta nosso Facebook, siga nosso Instagram e nossa página no LinkedIn para receber outros como este em seu feed de notícias!
Dúvidas?
Gostaria de fazer um curso de avaliaçao de ruidos, para fazer laudo de ruido
Olá! Você pode deixar seu contato ou entrar em contato com nosso time pelo comercial@clinimedjoinville.com.br.
Sou técnico em segurança, posso fazer o laudo técnico de ruido ?