Os problemas e prejuízos relacionados à saúde dos colaboradores têm feito as empresas pensarem com mais cuidado na segurança quanto à execução dos processos gerenciais e operacionais do negócio e buscarem medidas para garantir as melhores condições de trabalho para o quadro funcional. Nesse momento, escolher uma boa clínica de medicina do trabalho é essencial.

A medicina do trabalho compõe um ramo que possui a finalidade de cuidar do bem-estar dos trabalhadores, por meio das normas impostas pelo Ministério do Trabalho. O principal objetivo é evitar acidentes, doenças ocupacionais, absenteísmo e ações trabalhistas, contribuindo, assim, para o crescimento da companhia.

Na hora de contratar a empresa ideal, alguns pontos precisam ser avaliados a fim de garantir a qualidade dos serviços prestados. Confira!

O que avaliar antes de contratar uma clínica de medicina do trabalho?

Qualificação da equipe

É extremamente importante que os profissionais sejam qualificados e capacitados tecnicamente para oferecerem os melhores serviços à sua empresa. Assim, assegura-se que não ocorrerão problemas no futuro que podem gerar grandes dores de cabeça.

Observe também se a clínica possui enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, técnico em segurança do trabalho e demais profissionais que compõem a área da saúde, com a função de ajudar no atendimento e na realização de exames. Algumas empresas de medicina do trabalho também contam com engenheiros, que elaboram o Mapa de Risco de cada setor da organização, oferecendo um serviço mais completo.

Tempo de existência

Outro fator que deve ser observado é o tempo de existência da clínica de medicina do trabalho no mercado. Esse dado mostra a experiência da empresa na área de atuação, apontando a capacidade em oferecer soluções mais adequadas e precisas de acordo com as necessidades do negócio.

Reputação da clínica

Pesquisar a reputação do local permite evitar problemas no atendimento recebido. Para isso, peça referências de outros clientes que usaram o serviço recentemente. Além disso, uma boa ideia é criar um relatório de satisfação dos colaboradores admitidos, para embasar a decisão sobre a renovação ou não do contrato com a clínica.

Estrutura de atendimento

Os ambientes de recepção, consultórios médicos e equipamentos utilizados precisam estar em conformidade com o padrão de qualidade esperado. Veja, também, a disponibilidade da clínica em atender a demanda da empresa, assegurando que os colaboradores poderão ter flexibilidade de escolha para realizar os exames necessários.

Diferenciais fornecidos

Para tornar o dia a dia dos empreendedores e colaboradores mais fácil, algumas clínicas de medicina do trabalho escolhem fornecer alguns diferenciais, como a coleta de exames in loco. Esses diferenciais podem ser um fator crucial e fazer toda a diferença, tendo em vista que reduzem o tempo gasto com deslocamento até a clínica.

Área de atuação

Averigue os locais de atuação da clínica e sua rede de atendimento. Ela deve estar adequada à situação real dos trabalhadores para que eles possam ter acesso a esses serviços de forma simples. A forma de atendimento prestado também deve se enquadrar às necessidades dos colaboradores. Avalie a presença de estruturas clínicas e equipamentos próprios, além do tipo de exame e consultas feitas pela clínica de medicina do trabalho.

Forma de pagamento e custo-benefício

Sobre os custos, é preciso comparar as formas de pagamentos oferecidas pela clínica. Analise se elas estão alinhadas com as condições da sua empresa. Contudo, é importante ressaltar que, nesse aspecto, o mais interessante é garantir uma boa relação custo-benefício. Contratar uma clínica apenas por oferecer um valor menor dos serviços pode se revelar um grande erro, caso ela não consiga corresponder ao que você espera e exige dela.

Exames oferecidos

É preciso avaliar esse quesito para ter a certeza que todos os procedimentos ocupacionais e exames laboratoriais necessários para o trabalhador estejam incluídos no serviço prestado. Os exames exigidos para cada colaborador vão depender do seu ambiente de trabalho.

De acordo com a legislação, cada empresa deve seguir um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) único, elaborado por um médico do trabalho, depois de uma análise do ambiente laboral e dos riscos das atividades ali executadas. Os médicos que fazem o PCMSO também devem estipular a frequência dos exames ocupacionais para promover a saúde dos profissionais do local.

Por esse motivo, busque por clínicas que propiciem esse tipo de trabalho. Além disso, lembre-se de fazer o procedimento de análise do ambiente e a definição dos riscos, de forma periódica ou em casos de grandes transformações, como forma de garantir que os exames realizados satisfaçam as necessidades do negócio.

Uso das ferramentas adequadas

Outro diferencial interessante que uma clínica de medicina do trabalho pode oferecer é a utilização de ferramentas adequadas e atualizadas, como os softwares de gestão e padronização das informações referentes aos colaboradores. O uso desses sistemas gera a automatização dos processos, propiciando agilidade e eficiência.

Tenha sempre em mente que a clínica de medicina do trabalho representa uma parte importante do atendimento fornecido pela empresa aos seus colaboradores. Por isso, ela precisa ser escolhida respeitando os critérios de qualidade do negócio e as especificidades do ambiente laboral.

Garanta que o processo admissional, periódico, demissional, entre outros, seja realizado da forma correta, com profissionais adequados e em um local sério. Além de ter acesso a uma rede de profissionais especializados em segurança do trabalho para atender a sua empresa.

Quais são os benefícios da clínica de medicina do trabalho?

Esse tipo de serviço propicia uma série de benefícios aos empregadores e colaboradores. Veja a seguir alguns deles:

  • redução do número de afastamento dos colaboradores;
  • diminuição do número de absenteísmo;
  • melhoria na qualidade do ambiente de trabalho;
  • redução dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
  • diminuição dos processos trabalhistas;
  • adequação à legislação e às Normas Regulamentadoras;
  • satisfação dos colaboradores, entre outros.

Agora que você já sabe o que deve ser observado para contratar a clínica de medicina certa para a sua empresa, não espere para colocar essas dicas em prática. Lembre-se de que um ambiente laboral de qualidade é essencial para garantir os melhores serviços de saúde e segurança para os empregados e auxiliar no desenvolvimento sustentável do negócio.

Deseja melhorar a qualidade das atividades desenvolvidas e propiciar bem-estar aos seus colaboradores? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!