Existem 3 tipos de perfil de empresário, com algumas características em comum de cada tipo, baseadas em cada perfil empreendedor.

No entanto, é fundamental entender qual tipo você se encaixa, para evitar erros e tornar-se um bom líder, dono do próprio negócio.

Além disso, cada perfil de empresário apresenta prós e contras, bem como características positivas e negativas.

Por isso, conheça os tipos de empresário e veja em qual deles você pertence:

Empreendedor conservador 

Saber empreender é essencial para tornar-se um empresário de sucesso e saber fazer dinheiro, mesmo com as adversidades do dia a dia.

No entanto, é necessário fazer parte de um grupo de pessoas que estão dispostas a ousar e a arriscar. Porém, estas são características que o empreendedor conservador não possui. 

Afinal, este perfil de empresário reluta em abrir novos negócios que não possuam relação direta com a sua zona de conforto.

O resultado é que o empreendedor conservador não gosta de assumir riscos e trata seu trabalho com muita responsabilidade e dedicação.

Do ponto de vista positivo, este empresário é seguro, perspicaz e controlador. Ele geralmente não perde os prazos em gestão de saúde ocupacional, tributação e contabilidade.

No entanto, perde oportunidades por não se interessar por áreas diferentes da sua área de atuação, e nisso, pode perder chances de crescimento inovadoras.

Empreendedor agressivo

O empreendedor agressivo é aquele tipo de empresário que está com todo gás e quer aproveitar todas as oportunidades que surgem no caminho.

Possui como características positivas o dinamismo, a originalidade e a criatividade, pois quanto mais ideias, maiores são as chances de oportunidades de sucesso.

Entretanto, o fato de querer mil coisas para ontem o fazem atolar nas obrigações, influenciando no esquecimento de tarefas indispensáveis para o negócio.

Além disso, o empreendedor agressivo passa por mais apuros, já que possui uma filosofia do “antes tarde do que nunca”. Assim, certas obrigações de SST, por exemplo, podem ficar sempre para a última hora, o que acaba trazendo prejuízos.

Empreendedor moderado 

O empreendedor moderado busca informações e dados sobre todas as possibilidades e acaba colocando em prática aquilo que de melhor consegue encontrar no caminho.

Nesse sentido, este perfil reúne as melhores características do tipo conservador e do tipo agressivo, mantendo o equilíbrio sobre a forma de administrar o negócio.

Além disso, o empreendedor moderado está disposto a correr riscos, desde que as chances de fracasso não sejam maiores do que as chances de sucesso.

Esse empreendedor tem mais experiência com suas obrigações e geralmente faz uma lista de prioridades. Alguns fatores podem esperar, outros não. Ele sabe, por exemplo, que tudo relacionado à gestão de SST é uma prioridade, pois perder esses prazos pode gerar um alto prejuízo.

Como resultado final, este perfil precisa sempre analisar detalhadamente os caminhos, o que o faz pensar muito antes de tomar uma decisão.

Este é o ponto negativo desse perfil, pois perder tempo com análises nem sempre é a melhor opção para os negócios.

Portanto, o empreendedor  pode ter características dos 3 tipos de perfil, porém, baseado no seu comportamento, tem sempre aquele tipo que melhor se encaixa na sua forma de empreender.

Prós e contras: Perfil conservador 

Prós

  • Dá muita importância para a segurança;
  • Facilidade para cumprir prazos;
  • Consegue economizar dinheiro de forma fácil.

Contras  

  • Medo de se arriscar;
  • Limita suas experiências empresariais;
  • Menor chance de ideias inovadoras.

Prós e contras: Perfil agressivo

Prós

  • Muito criativo;
  • Aberto a novas possibilidades;
  • Consegue transitar em todas as áreas;
  • É o perfil mais inovador.

Contras 

  • Corre mais riscos do que os demais;
  • Tem maior probabilidade de endividar-se;
  • Em alguns momentos corre contra o tempo.

Prós e contras: Perfil moderado

Prós

  • É o tipo mais experiente nos negócios;
  • Entende rapidamente as tendências e novidades;
  • Agrega o melhor de cada perfil empresarial para si;
  • Se permite arriscar, porém, em alguns momentos prefere manter-se como está.

Contras 

  • É dependente das decisões do mercado;
  • O comportamento de meio termo acaba afugentando potenciais clientes;
  • Limita sua capacidade de crescimento;
  • Pode demorar mais para crescer do que os demais tipos de empresários.

Afinal, qual é o melhor perfil de empresário?

Analisando as características, assim como os prós e contras de cada perfil de empreendedor, certamente você já se identificou com algum deles.

No entanto, a dúvida de muita gente é qual desses perfis é o melhor e mais indicado, principalmente por aqueles que estão começando.

Logo, a verdade é que não existe um perfil de empresário considerado melhor do que os outros.

Dessa forma, existem muitas formas de começar um negócio, muitos modelos de administração e o mais importante, muitos caminhos distintos que levam ao crescimento. 

Portanto, é necessário adotar medidas e atitudes condizentes com a sua realidade financeira e empresarial para conseguir fazer com que seu negócio torne-se próspero e cresça com facilidade.

 Leia também: 

O que não pode faltar na gestão de saúde da empresa?

O que é PCMAT e qual sua importância para as empresas?

A importância da segurança do trabalho para as empresas