Você sabe o que é biossegurança? Denomina-se biossegurança todo o conjunto de medidas e normas utilizadas para impedir riscos aos trabalhadores no local de trabalho.

Sendo assim, a biossegurança é um conjunto de ações que evita acidentes no trabalho, ao mesmo tempo em que elimina riscos referentes à exposição de agentes periculosos pelo colaborador. 

Geralmente, as medidas protetivas são mais aplicadas em hospitais e em instalações laboratoriais, onde a exposição aos agentes biológicos é maior e atinge diretamente os profissionais da saúde.

Contudo, as normas de biossegurança devem estar presentes em qualquer lugar que exista possíveis riscos biológicos para a saúde do trabalhador.

O que são riscos biológicos?

Os riscos biológicos dizem respeito aos agentes patogênicos, além de estarem envolvidos em situações que geram riscos físicos e químicos.

Dessa forma, podemos citar alguns exemplos de agentes biológicos aos quais podem prejudicar a saúde dos trabalhadores: 

  • Bactérias;
  • Fungos;
  • Protozoários;
  • Vírus;
  • Parasitas;
  • Insetos.

Além disso, as normas de segurança que impedem que os riscos biológicos tornem-se uma ameaça, foram definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através de normas reguladoras. 

Medidas protetivas de biossegurança

Seja em hospitais, clínicas, ambulatórios ou postos de saúde, o conjunto de normas de biossegurança permite que os riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente sejam diminuídos ao máximo.

Para que uma condição de segurança seja instalada, é necessário medidas efetivas como o uso de equipamentos de proteção individual, por exemplo.

Por sua vez, questões como o transporte e  descarte de materiais hospitalares também fazem parte da biossegurança.

Ou seja, qualquer procedimento que envolva agentes biológicos aos quais podem trazer prejuízos para trabalhadores e para a sociedade deve ser realizado sob as normas de biossegurança.

Importância da biossegurança no ambiente de trabalho 

A capacidade de comprometer a saúde dos trabalhadores faz com que os agentes biológicos sejam uma ameaça ao bom funcionamento de algumas áreas, principalmente na área da saúde e segurança do trabalho.

Logo, a relação entre biossegurança e saúde do trabalho previne acidentes e diminuem o risco ocupacional dos trabalhadores da saúde expostos diretamente aos riscos.

Nesse sentido, os equipamentos de proteção individual devem ser usados para impedir que cortes ou perfurações ocorram no profissional de saúde, por exemplo.

O mesmo se aplica à contaminação dos mesmos ou de terceiros,  devido ao descarte incorreto de resíduos no entorno do hospital ou em áreas comuns. 

Soluções que promovem a biossegurança

Os técnicos e engenheiros de segurança são os grandes responsáveis pela adoção e cumprimento das normas de biossegurança em uma instituição.

Contudo, o treinamento constante dos colaboradores, assim como a adoção das Boas Práticas de Limpeza e Higiene, também é fundamental para garantir a segurança de todos que circulam pelo hospital ou clínica.

Dessa forma, medidas simples fazem a diferença e proporcionam maior biossegurança entre os profissionais e para as pessoas que circulam no local:

Luvas Descartáveis

Ítens obrigatórios para enfermeiros, médicos, agentes de laboratório e técnicos de enfermagem.

Jalecos e aventais de manga longa

Devem ser fechados, lavados e descontaminados imediatamente após o uso e não podem ser usados fora do ambiente de trabalho.

Máscaras protetivas 

Evitam a inalação de agentes nocivos como vírus, bactérias e protozoários.

Botas e Sapatos fechados 

Devem ser lavados e esterilizados após o uso e não devem ser usados fora do ambiente laboral.

Óculos de proteção e Protetor Facial 

Evitam a contaminação e contato com a face de substâncias como sangue, pus ou microorganismos invisíveis.   

Sendo assim, a biossegurança diminui consideravelmente os riscos biológicos no ambiente de trabalho e preserva a saúde dos trabalhadores da saúde e dos pacientes.

Gostou do artigo? Leia também:

O que não pode faltar na Gestão de Saúde da empresa?

Tudo sobre segurança em eletricidade: riscos e prevenção

O que é absenteísmo no trabalho e qual o seu impacto?