A palavra realmente parece complexa e, provavelmente por isso, muita gente tem dúvida sobre o que é absenteísmo no trabalho. Mas será que é realmente difícil entender do que se trata o tema?

Embora a área de Recursos Humanos seja a responsável pelo assunto, é imprescindível que tanto empregadores quanto funcionários saibam que absenteísmo tem a ver com se ausentar do trabalho.

E, mais do que isso, é fundamental entender por que esse índice aumenta e como ele pode ser reduzido.

Por isso, neste post vamos te apresentar todos os detalhes que envolvem essa temática. 

Então, continue a leitura até o final!

Você sabe o que é absenteísmo no trabalho?

De maneira resumida, absenteísmo quer dizer falta de assiduidade no cumprimento de determinado dever. Logo, no aspecto laboral, o termo está relacionado à ausência do colaborador de seu posto de trabalho.

Assim, podemos dizer que o absenteísmo (ou ausentismo, como também pode ser chamado) é a soma dos períodos em que o funcionário se ausenta das suas atividades e responsabilidades assumidas com o empregador.

Obviamente, as férias não entram nesse cálculo, uma vez que fazem parte dos direitos do funcionário estabelecidos pela legislação trabalhista.

Além disso, também vale ressaltar que certo nível de absenteísmo é normal dentro de uma organização e não afeta o andamento dos processos e nem a produtividade dentro da empresa de modo geral.

Porém, é essencial estar atento à elevação dessa taxa, pois ela é responsável por apontar problemas diversos que podem estar ocorrendo no ambiente de trabalho, os quais vão desde doenças ocupacionais a má gestão de pessoas, por exemplo.

Quais são as principais causas do absenteísmo?

Depois de descobrir o que é absenteísmo no trabalho, é hora de entender um pouco sobre o que costuma causar o problema. É bem verdade que os motivos podem ser muitos e dos mais variados tipos.

Contudo, quando as faltas deixam de ser pontuais e passam a ser generalizadas e recorrentes, a empresa pode estar adotando condutas inadequadas.

Portanto, dentre as causas mais comuns do absenteísmo, podem ser citadas:

1. Doenças Diversas

Não raro, problemas de saúde como gripes, viroses e conjuntivite, por exemplo, impedem que o colaborador compareça ao trabalho. 

Além de algumas delas serem doenças altamente contagiosas, causam absoluta indisposição e só podem ser tratadas através de repouso. 

Aliada às enfermidades crônicas — como bronquite, asma, pressão alta, diabetes, sinusite, rinite e etc —, esta modalidade de enfermidades representa metade das causas de faltas no trabalho.

2. Doenças Ocupacionais Físicas

Esta categoria engloba as doenças que têm origem no tipo de função desempenhada pelo funcionário. 

Como exemplo, podem ser citadas dermatoses, alterações na visão, surdez, LER, DORT — Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, respectivamente — e muitos outros.

3. Doenças Ocupacionais Psicológicas

Também não podem ser deixadas de lado as enfermidades psicossociais, as quais são, infelizmente, cada vez mais comuns, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, burnout, entre outras.

Tais enfermidades podem ser desenvolvidas ou agravadas devido ao clima organizacional agressivo, com alta competitividade e assédio, por exemplo. 

Além disso, estresse, pressão e a cobrança em excesso por resultados, bem como sobrecarga e horas extras podem contribuir para que esses problemas de saúde surjam ou piorem.

Consequentemente, nesses casos, o estado psicológico e emocional do trabalhador é afetado, fazendo com que ele apresente fadiga, alterações no sono, no comportamento e levando a faltas ou atrasos frequentes.

4. Condições de Trabalho

Intimamente ligadas aos dois últimos tópicos estão as condições de trabalho oferecidas pelo empregador. 

Ou seja, alguns ambientes apresentam situações de risco ou de falta de ergonomia, por exemplo, que podem desencadear inúmeras das doenças já mencionadas anteriormente.

Assim, caso não haja o devido cuidado por parte da empresa, as atividades executadas podem expor o trabalhador a enfermidades graves, causando não só o absenteísmo, como seu afastamento.

5. Problemas Pessoais

Por fim, outra causa frequente de absenteísmo são os problemas pessoais. Cabem nesta categoria os imprevistos, como os que acontecem em épocas de chuva nas grandes metrópoles, onde o transporte público se torna ainda mais caótico.

Também podem ser citados os problemas mais graves, como a morte de um familiar, divórcio, perdas significativas de bens e outras situações que impactam o equilíbrio mental e emocional do colaborador. 

 

Leia também:

Absenteísmo: descubra as causas e como reduzi-lo na sua empresa

O que é gestão do absenteísmo e como melhorar esse indicador?

 

Como o absenteísmo impacta o trabalho?

Se você chegou até aqui, já deve ter compreendido não só o que é absenteísmo no trabalho, mas também quais são as suas principais causas. 

Porém, além de conhecer os tipos de absenteísmo mais comuns, também é importante saber quais impactos ele causa no trabalho. 

De tal modo, quando o funcionário passa a faltar de forma recorrente, as consequências são muitas:

  • Acúmulo de tarefas;
  • Sobrecarga das equipes;
  • Morosidade dos processos;
  • Cultura organizacional questionável;
  • Desconforto entre os trabalhadores;
  • Queda na produção e no faturamento;
  • Custos extras com contratações temporárias.

Assim sendo, é fundamental que a taxa de absenteísmo seja monitorada e mantida sob controle. Caso contrário, a credibilidade da empresa diante do mercado e seus resultados vão por água abaixo!

Mas os efeitos negativos não param por aí…

Por que é necessário reduzir o absenteísmo?

Diante de tudo que foi dito, não é difícil imaginar: fora de controle, o absenteísmo é uma grande ameaça ao desempenho de uma corporação!

Dessa maneira, é extremamente importante adotar medidas capazes de manter esse índice dentro da margem considerada aceitável, a fim de não gerar prejuízos à performance da empresa.

Para tanto, o primeiro passo é ter clareza sobre o que está acontecendo, ou seja, o que está motivando tantas faltas e atrasos. Somente assim será possível traçar estratégias efetivas para mitigar o problema.

Até porque, como já mencionamos, os altos níveis de absenteísmo podem estar relacionados a diferentes questões. 

Por isso, trabalhar para minimizar as faltas é primordial, uma vez que os impactos podem ser devastadores.

O que fazer para diminuir o absenteísmo?

Depois de identificar as causas do absenteísmo na sua empresa, é o momento de implementar as estratégias adequadas para reverter a situação e, em seguida, se planejar para preveni-la.

Portanto, algumas das principais ações que podem ser colocadas em prática são:

Apostar no bem-estar do colaborador

É fundamental que a empresa conte com programas capazes de fortalecer a qualidade de vida do trabalhador. Em outras palavras, é preciso que todas as providências sejam tomadas a fim de evitar acidentes e doenças ocupacionais.

Alguns cuidados que podem ser tomados são: oferecer equipamentos de proteção individual (EPI), promover treinamentos alertando quanto à importância de usá-los, fiscalizar as atividades diárias e tornar os postos de trabalho ergonômicos.

Investir em um bom plano de saúde

Outra medida que faz toda diferença no enfrentamento ao absenteísmo é oferecer aos funcionários um plano de saúde de qualidade

Afinal, isso já não é mais visto como um benefício e sim como um item que faz parte do pacote básico de remuneração oferecido por empresas que estão realmente empenhadas em cuidar da saúde de seus colaboradores.

Então, escolha uma opção que contemple um volume satisfatório de consultas, que cubra os exames e cirurgias mais relevantes e que, de modo geral, seja compatível com a realidade do mercado e das tarefas desempenhadas pelo negócio.

Estimular a comunicação

Por fim, é indispensável ao bom desempenho da corporação que o trabalhador se sinta confortável para compartilhar as dificuldades que enfrenta no dia a dia, seja fora ou dentro da empresa.

Além disso, é importante também que a relação entre líder e liderado se baseie na confiança, pois apenas assim é possível saber o que realmente está motivando as faltas no trabalho.

Conclusão

Para terminar, vale reforçar que não basta ao empresário saber o que é absenteísmo no trabalho, é necessário que o assunto seja tratado com a prioridade que merece.

Afinal de contas, o absenteísmo nas empresas é um problema muito comum mas que muitas vezes é negligenciado. 

Assim, o empreendimento que não se atenta, perde a chance de corrigir uma série de defeitos que estão impedindo o negócio de prosperar. Ou, pior do que isso, falhas que podem estar levando a organização à falência.

Portanto, controle o índice de absenteísmo de forma contínua e alcance melhores resultados!