A Nova Lei da Terceirização foi determinante para ampliar a prestação de serviços nas organizações, inclusive na área de saúde. Uma das principais vantagens da terceirização é a possibilidade de contratar equipes médicas tanto para suas atividades – meio quanto para as atividades-fim.

Isso permite a popularização dos serviços de saúde dentro das empresas com custos e uma burocracia menor, o que aumenta a eficiência operacional na contratação de prestadores de serviços especializados. 

É um cenário em que todos ganham: os colaboradores têm acesso facilitado à saúde, as empresas reduzem os problemas com a falta de assiduidade e os profissionais de saúde tendem a ter mais opções no mercado de trabalho. 

Continue lendo o post e veja mais vantagens da terceirização de equipes médicas. Acompanhe!

Como funciona a terceirização na área de saúde na prática?

A terceirização da saúde se tornou comum em unidades de saúde pública, no entanto as empresas passaram a fazer o mesmo, tanto em suas próprias sedes, quanto em consultórios externos. 

A partir daí, os procedimentos relacionados à saúde ocupacional passaram a ser realizados de forma mais intimista, direcionada às necessidades das empresas e dos colaboradores. Mais do que isso, o vínculo firmado permite um ganho de qualidade, produtividade e eficiência. 

O processo de terceirização foi melhor estruturado, dessa forma a empresa contratante simplifica a estrutura organizacional, obtendo assim mais segurança com a padronização das atividades. 

Tudo é pautado nas prioridades da empresa e colaboradores, assim é possível concentrar seus esforços na melhor estratégia para viabilizar a saúde ocupacional. São definidas regras e procedimentos para reduzir, eliminar e neutralizar possíveis riscos relacionados às atividades laborais. Em outras palavras, vai  melhorar a qualidade dos serviços de saúde de forma ampla e assertiva.

Leia também: O que não pode faltar na Gestão de Saúde da empresa?

Quais as vantagens da terceirização de equipe médica?

A terceirização ocorre porque nem sempre é viável contratar uma equipe médica para laudos, exames ou atendimento dos colaboradores. Nesse sentido, a prática se mostrou benéfica pelos seguintes motivos:

Maior acesso a especialistas

Possivelmente este é o maior benefício da terceirização da equipe médica. Os colaboradores passam a ter acesso a especialistas em diferentes áreas, podem fazer exames e serem diagnosticados de forma mais rápida e simples do que se for recorrer à rede pública de saúde, por exemplo. 

A empresa tem a possibilidade de desenvolver parcerias com clínicas e unidades de saúde completas, assim os funcionários não precisam recorrer a vários profissionais ou clínicas para buscar atendimento. 

Quanto mais completa a parceria melhor, visto que há toda uma equipe de especialistas para conduzir o atendimento, que passa a ser mais assertivo. Isso porque os profissionais terceirizados já chegam com qualificação para as funções que vão assumir. 

Além disso, as empresas contratadas realizam treinamentos e capacitações com seus funcionários para que eles possam atender da melhor forma possível, adequando-se às demandas e expectativas dos clientes. 

Mais economia

Manter um ou mais profissionais no quadro de funcionários implica no pagamento de impostos, salários compatíveis com as funções, além de todo o equipamento. Essa estrutura pode ser onerosa para a empresa, que nem sempre têm como arcar com as despesas sem repassar os custos aos funcionários. 

Com a terceirização, esses custos reduzem sensivelmente. A empresa que contrata a terceirizada não precisa se preocupar com encargos trabalhistas, como salários, benefícios e rescisões. Dependendo do modelo de contrato, a empresa não precisa arcar com os custos da estrutura e material.  

Além disso, é possível ter uma previsão do orçamento necessário para pessoal, visto que  geralmente os serviços apresentam um valor fixo mensal.

Otimização de tempo

Agilidade e produtividade são dois fatores-chave nas empresas que querem se manter no mercado. A terceirização da equipe médica oferece ambas, uma vez que as necessidades do negócio são destinadas a terceiros mais competentes e com as características necessárias para desempenhar as atividades da melhor forma possível. 

Muitas vezes a questão da saúde é secundária, visto que não se trata da atividade fim da empresa. Com a terceirização, colaboradores e gestores focam apenas em suas tarefas e processos, deixando a questão da saúde com quem realmente entende. 

Quando a terceirização ocorre no ambiente organizacional da empresa, o ganho de tempo é ainda maior. 

Atendimento especializado

A empresa terceirizada pode indicar os profissionais adequados para as funções que serão desempenhadas conforme as necessidades da empresa. Por exemplo, se a empresa é um call center, uma das especialidades de maior demanda é o fonoaudiólogo. Ao terceirizar, a empresa vai fornecer este profissional de acordo com a escala exigida, fazendo inclusive substituições ou destinando mais profissionais para este fim. 

Além disso, toda a seleção, supervisão e treinamento são realizados pela contratada e não pela contratante. A grande vantagem aqui é que a empresa contratante não precisa se preocupar em ter o profissional que ela precisa no momento em que ela precisa, já que a terceirizada vai arcar com essa responsabilidade.

Cabe à contratante apenas fazer o monitoramento dos serviços prestados, avaliando-o. Tudo isso sem ter que parar suas operações e perder dinheiro com isso. 

Aproveite e conheça os serviços da Clinimed Joinville, deixe toda a gestão de SST a nosso encargo e fique mais tranquilo.