Embora seja obrigatório em algumas circunstâncias, muitos empregados e empregadores ainda têm dúvidas sobre o que é exame toxicológico. Porém, é fundamental, principalmente às empresas, entender o tema a fundo!

Afinal, o teste é exigido, por exemplo, no processo de admissão de caminhoneiros e motoristas de ônibus.

Portanto, para entender as dúvidas que pairam em torno do assunto e evitar problemas com a legislação, leia este artigo até o final.

O que é o exame toxicológico?

O exame toxicológico é um teste laboratorial que se tornou mandatório a partir da Lei Federal 13.103/2015, mais conhecida como Lei do Caminhoneiro.

Desde então, a avaliação é exigida às pessoas que desejam se habilitar nas categorias C, D ou E da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e atuar como motoristas profissionais. 

Assim, o teste deve ser realizado a funcionários contratados no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) nas seguintes situações:

  • Obtenção da CNH;
  • Alteração de categoria da CNH;
  • Renovação da CNH;
  • Admissão e demissão;
  • A cada 2 anos e 6 meses.

Basicamente, o objetivo do exame é detectar o consumo de drogas em um período que pode variar de 90 a 180 dias antes da coleta. Por isso, essa modalidade de teste é chamada de exame toxicológico de larga janela de detecção.

Além disso, a análise também é feita em hospitais quando pacientes apresentam suspeita de envenenamento por substâncias tóxicas.

Como é feito o exame toxicológico para admissão?

Depois de entender o que é exame toxicológico, podemos falar sobre como ele é realizado.

Antes de tudo, vale ressaltar que apenas laboratórios devidamente credenciados pelo DETRAN (Departamento Nacional de Trânsito) podem executar o teste.

Dessa forma, o exame se dá através de uma pequena amostra de cabelos ou pelos. Ou seja, com a tesoura é feita a coleta de cabelo próximo à raiz. 

Outra estratégia é raspar os pelos do peito, pernas, braços ou axilas.

Logo, o procedimento é indolor e não invasivo, sendo impossível perceber que o colaborador realizou o exame.

 

Leia também:

Riscos biológicos: o que são e como prevenir?

Descubra quais são as vantagens do atendimento in-company

 

Exame toxicológico positivo impede a contratação?

Não!

Caso o resultado do exame seja positivo, atestando o uso de alguma substância psicoativa, a contratação não é impedida. Assim, fica a critério da empresa decidir se ainda deseja prosseguir com a admissão.

Isso acontece porque, de acordo com a Portaria 116 do Ministério do Trabalho e Emprego, o teste não é utilizado para avaliar a aptidão do trabalhador. Portanto, não deve constar no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

E se der positivo na hora de renovar a CNH?

Bem como foi visto, o exame toxicológico é necessário para emitir ou renovar a CNH nas categorias C, D e E e para contratação no regime CLT. 

De tal modo, caso o resultado seja positivo no processo de renovação da habilitação, o motorista perde o direito de dirigir e só poderá realizar um novo teste após 90 dias.

Quais substâncias psicoativas são detectadas?

Agora que você já sabe o que é exame toxicológico, como ele é feito e algumas das suas particularidades, queremos te apresentar as principais substâncias que podem ser detectadas no organismo através do teste. 

Veja:

Drogas recreacionais

  • Maconha e derivados;
  • Cocaína e derivados (Crack, Merla e outros);
  • Anfetaminas (rebites);
  • Metanfetaminas, MDMA e MDA (Ecstasy).

Inibidores de apetite

  • Anfepramona;
  • Mazindol;
  • Femproporex.

Analgésicos

  • Codeína;
  • Morfina;
  • Heroína;
  • entre outros.

Por que o exame toxicológico é importante para a empresa?

Se você chegou até aqui, certamente, está bem claro que tomar conhecimento sobre o que é exame toxicológico e em quais contextos ele deve ser aplicado, é imprescindível às empresas.

Não apenas para garantir o cumprimento da legislação, mas para preservar a integridade das cargas transportadas e de outras vidas no trânsito

Afinal, somente o teste é capaz de comprovar que determinado colaborador não fez e não faz uso de drogas.

Em síntese, a realização do exame ajuda a manter a qualidade dos serviços prestados pelo seu negócio, a segurança do seu motorista e a de outras pessoas que cruzem o caminho dele!

Mantenha a gestão de saúde da sua empresa em dia.

 

Fale Conosco pelo WhatsApp
1