Diversos tipos de riscos — físicos, químicos ou biológicos, por exemplo — podem comprometer a saúde dos colaboradores de uma empresa. E é exatamente para detectar tais problemas que existem os equipamentos de medição de higiene ocupacional.
Os dispositivos permitem que sejam medidos os níveis de diferentes tipos de riscos.
Ou seja, através dos dados fornecidos por esses aparelhos, é possível avaliar se um profissional está sendo exposto a algum agente capaz de causar danos à sua integridade.
Confira este conteúdo até o final e conheça alguns dos equipamentos mais importantes nesse contexto!
6 Equipamentos mais utilizados pela Higiene Ocupacional
Basicamente, a higiene ocupacional é a área da segurança do trabalho que visa antecipar, reconhecer, avaliar, controlar e garantir a proteção contra acidentes, lesões e doenças laborais.
Veja, a seguir, quais são os 6 equipamentos mais adotados nesse setor:
1. Termo-Higro-Anemômetro-Luxímetro Digital
Um nome extenso para um dispositivo que, de fato, faz muita coisa! Sua principal função é medir:
- Temperatura ambiente;
- Velocidade do vento;
- Umidade;
- Quantidade de lux;
Todas essas propriedades devem ser mensuradas a fim de atestar o conforto do ambiente de trabalho.
2. Dosímetro de Ruído
O dosímetro, por sua vez, tem o papel de verificar o nível de ruído ao qual o profissional está exposto enquanto desempenha suas atividades.
Quando fixado no corpo do colaborador, o aparelho é capaz de fazer uma avaliação ainda mais precisa sobre o espaço.
3. Bomba Gravimétrica
Este equipamento funciona forçando a passagem de ar pelo seu amostrador, tendo como intuito fazer com que o contaminante químico seja retido em seu filtro.
A partir daí, a amostra é enviada ao laboratório para verificar a concentração de agentes químicos presentes no ambiente. O dispositivo é instalado no colaborador, próximo da área de respiração.
Leia também:
Quais são os riscos ocupacionais e como evitá-los? Saiba aqui!
O que é Doença Ocupacional, quais os tipos e como prevenir?
4. Medidor de Stress Térmico
Responsável por medir a temperatura do ambiente, do bulbo úmido natural, a temperatura do globo e ainda a umidade relativa do ar, este equipamento é um termômetro multifuncional.
Seu principal objetivo é calcular o IBUTG interno e externo para verificar a salubridade ou insalubridade do ambiente de trabalho.
5. Medidor de Vibração de Corpo Inteiro
O medidor de vibração de corpo inteiro (VCI) é o mesmo que mede a vibração de mãos e braços (VMB), porém, o que muda são os acessórios.
A utilização do VCI se dá através do posicionamento do “disco” no assento do trabalhador. Enquanto isso, no caso do VMB, o acelerômetro é colocado como um anel no dedo do profissional para medir a vibração em suas mãos e braços.
6. Detector de Gases
Utilizado para avaliar o risco de explosão em espaço confinado, o detector de gases consegue identificar a presença de 4 gases:
- Oxigênio (O2): causa asfixia ou explosão;
- Monóxido de Carbono (CO): causa asfixia;
- Sulfeto de Hidrogênio (H2S): altamente tóxico, pode levar à morte;
- Metano (CH4): causa explosão.
Clinimed | Inovação e tecnologia de ponta
Além de contar com profissionais altamente capacitados e preparados, o departamento de Higiene Ocupacional da Clinimed Saúde e Segurança do Trabalho utiliza equipamentos desenvolvidos com o que há de mais moderno e tecnológico no mercado.
A estrutura da empresa é montada para avaliar de forma rigorosa a intensidade da exposição dos profissionais aos mais diversos tipos de agentes de riscos ambientais.
Todos os aparelhos são inovadores, possuem alta precisão e atendem criteriosamente às exigências das normas que regulamentam tais análises, sendo um enorme diferencial da organização.
Não à toa, a Clinimed também atua fornecendo esses equipamentos a outras empresas da região através do regime de locação.
Portanto, se você quer promover o bem-estar da sua equipe, garantindo um espaço laboral saudável, seguro e que cumpra adequadamente a Legislação Trabalhista e Previdenciária, conheça a Clinimed!