Entenda no post de hoje o que é gestão ocupacional e qual a sua importância para o sucesso da organização.

 

O bem-estar e a saúde dos trabalhadores nem sempre é uma das preocupações principais do sistema de gestão da empresa.

Às vezes, as coisas não vão bem, e a organização não se dá conta de que isso pode ter origem na qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A saúde ocupacional é uma gestão que visa melhorar essas condições de trabalho para que toda a empresa possa crescer no mesmo ritmo.

 

O que é gestão ocupacional?

A saúde e segurança do trabalhador é o primeiro passo a ser observado na busca por um ambiente de trabalho mais harmonioso.

A gestão ocupacional é responsável por identificar e prevenir riscos que possam interferir na qualidade de vida do trabalhador, como acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Ela é fundamentada principalmente na identificação de riscos ocupacionais, na tomada de decisões a respeito disso e na satisfação dos colaboradores.

Continue acompanhando para entender como isso se reflete na empresa.

 

Qual o impacto da gestão ocupacional para os negócios?

Um dos principais indicadores de impacto nas empresas é a satisfação dos colaboradores.

Essa satisfação sofre influência direta no quão seguros e saudáveis os trabalhadores se sentem.

Mesmo que nunca tenham sofrido um acidente, sua satisfação pode cair caso o ambiente ofereça riscos que não estão sendo supervisionados.

Além disso, a promoção da saúde e da segurança em geral, com ações e metas definidas, é importante para aumentar a qualidade de vida na empresa.

O resultado disso é que os funcionários se tornam mais produtivos, gostam mais de trabalhar na empresa e se sentem mais realizados.

Por fim, uma boa gestão ocupacional também atua na redução da margem de erro e na redução de custos.

As faltas (justificadas ou não) diminuem, bem como a rotatividade e os afastamentos por doenças ou acidentes.

 

Como implementar a gestão ocupacional?

É necessário conhecer a saúde dos colaboradores, levantar os principais indicadores  de riscos e, só então, implementar o sistema de controle e redução.

Nesse procedimento, são necessários exames médicos, laudos de higiene ocupacional, avaliação de riscos ambientais, entre outras atividades.

A melhor forma de implementar a solução é através de uma empresa especializada em saúde ocupacional e segurança do trabalho.

A Clinimed Joinville realiza toda a implementação do programa de gestão ocupacional, desde o levantamento dos riscos até a implementação de medidas de controle.

Entenda como funciona a gestão ocupacional e mantenha sua empresa mais segura, produtiva e rentável.

Fale Conosco pelo WhatsApp
1