Entenda o que é DDS, como ele funciona e como implementar essa prática tão benéfica em sua empresa.

 

Diariamente, uma das maiores preocupações das empresas é quanto à segurança do trabalho e a saúde ocupacional.

O bem-estar e a saúde dos colaboradores é essencial, e a empresa tem como dever prezar por eles.

Entretanto, nem só de treinamentos e regras vive uma gestão da segurança do trabalho e da saúde ocupacional.

É possível promover a saúde e o bem-estar com uma prática muito simples, chamada DDS.

 

O que é o DDS?

DDS significa Diálogo Diário de Segurança. Como o próprio nome já diz, ele é uma conversa com os colaboradores sobre a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.

Por meio do DDS, a empresa consegue manter fresco na mente dos colaboradores as principais recomendações de saúde e segurança.

Ele é uma prática do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) que visa conscientizar a equipe sobre segurança, saúde, meio ambiente e saúde mental.

Com ele, é possível prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais com poucos minutos de conversa diariamente.

 

Como o DDS funciona?

Durante o DDS, um funcionário habilitado e capacitado em segurança do trabalho ou saúde ocupacional passa informações em um bate-papo rápido, entre 5 e 15 minutos.

Também pode ser conduzido por supervisores, gerentes e especialistas das áreas envolvidas, desde que tenham conhecimento para isso.

Como não demanda muito tempo, o DDS não é repetitivo ou cansativo, o que pode ser uma ótima alternativa aos extensos treinamentos.

Normalmente, essa pequena reunião é feita antes de começar o trabalho com cada equipe, de forma que, após assimilar as informações, os colaboradores trabalham o dia todo com essas ideias frescas na cabeça.

 

Quais são os benefícios do DDS?

Reforço

Um dos benefícios do DDS é servir como reforço para conteúdos que já foram abordados em treinamentos, palestras e cursos.

Assim, ele pode ser usado para reforçar as ideias de primeiros socorros, cuidados individuais, com alimentação e uso de EPIs, por exemplo.

 

Dinâmica

A dinâmica do DDS é mais aceita pelos colaboradores do que palestras e cursos. Conversar por poucos minutos todos os dias é muito menos cansativo do que ficar horas e horas ouvindo sobre um determinado assunto.

Além disso, este momento permite aos colaboradores tirarem suas dúvidas e participarem, já que se trata realmente de uma conversa.

 

Reciclagem

Como os assuntos são tratados diariamente, os colaboradores estão sempre em alerta.

Com isso, há uma expressiva diminuição nas taxas de acidentes de trabalho e ocorrências de doenças ocupacionais.

 

Vida mais saudável

Um dos objetivos do DDS é promover um estilo de vida mais saudável. Isso é feito por meio de incentivos à vida saudável, como recomendações para cuidar da saúde física e mental.

 

Por que aplicar o DDS?

O DDS é uma excelente forma de reforçar conhecimentos adquiridos em treinamentos e palestras.

Como é dinâmico e rotineiro, ele cria um ambiente confortável e desperta o interesse dos envolvidos.

Com os funcionários bem instruídos e informados no dia a dia, eles permanecem mais alertas a situações que possam comprometer a saúde, a segurança e o bem-estar, avaliando melhor os riscos nos quais estão envolvidos.

Além disso, a integração entre os membros da equipe garante uma troca informações mais positiva, evitando eventuais danos à saúde e assegurando a integridade física de todos.

A empresa que aplica o DDS não apenas observa uma redução nos casos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, mas também uma melhoria constante na qualidade de vida dentro da organização.

 

Como aplicar o DDS?

Primeiro, comunique os colaboradores sobre o que é o DDS e diga que ele será feito diariamente antes do início das atividades.

Então, logo antes do horário normal, faça uma reunião de 5 a 15 minutos.

Todos os dias, deve ser escolhida uma pauta para guiar a conversa.

É importante que os participantes se atenham a essa pauta para focar no tema da questão.

Ao final da conversa, deixe espaço para que os colaboradores também relatem seus casos, dêem suas indicações e recomendações.

Trazer casos reais para a conversa é uma excelente forma de gerar mais impacto no DDS, fazendo os colaboradores entenderem a sua real importância.

Open chat
Olá! Como podemos lhe ajudar?