Descubra no post de hoje o que é Avaliação de Posto de Trabalho, a chamada APT, e qual a sua importância para a empresa.

 

A saúde ocupacional e a segurança do trabalho estão sempre buscando novas formas de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar nas empresas.

Além disso, há questões sobre prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, que são de vital importância para o sucesso da organização.

Uma das estratégias necessárias e, muitas vezes, negligenciadas, é a Avaliação de Posto de Trabalho.

 

O que é a Avaliação de Posto de Trabalho?

Como o nome diz, a chamada APT consiste em uma profunda avaliação das posições de trabalho de cada função dentro da empresa.

Isso inclui não apenas funções operacionais, como atendimento, estoque ou analistas, mas também administrativas, como gerentes, coordenadores e até diretores.

Os líderes de setores, especialistas e técnicos também entram na lista. Ou seja, todos os colaboradores da empresa são avaliados em questões abrangidas pela APT.

 

E quais são essas questões?

Em especial, a APT avalia, primeiramente, a ergonomia no trabalho. Isso é, se a posição física na qual o colaborador passa sua jornada de trabalho é adequada e saudável.

Há também uma preocupação ambiental, como ruído, iluminação, calor/frio e riscos de diversos tipos, mas esse é um estudo realizado por outro processo.

No caso da APT, essas preocupações são complementares para encontrar as deficiências do posto de trabalho e corrigi-las.

Por fim, também entra o potencial de ocorrência de eventuais DORT, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

Em certas funções ou postos de trabalho, a falta de uma regra ergonômica pode levar a lesões musculares ou ósseas, causando graves problemas de saúde ao colaborador.

 

Qual a importância da Avaliação de Posto de Trabalho?

Nem sempre os gestores percebem que uma determinada posição de trabalho oferece riscos ou gera problemas para o colaborador.

E, se o funcionário não relatar as dificuldades do próprio trabalho, nada é feito para melhorar.

Em primeiro lugar, quando o funcionário se sente incomodado, ele deve ir até seus superiores e relatar o problema para conhecimento da gestão.

Em seguida, os gestores devem contratar a Avaliação de Posto de Trabalho para verificar quais são as dificuldades que o profissional enfrenta.

A equipe de segurança do trabalho vai, então, orientar sobre a implementação de mudanças necessárias para respeitar a ergonomia necessária.

 

Quais os benefícios da APT para a empresa?

Além de gerar mais saúde e bem-estar aos colaboradores e gestores, a Avaliação de Posto de Trabalho promove benefícios como:

  • Redução do absenteísmo e dos custos com o mesmo;
  • Maior credibilidade à reputação da empresa, interna e externamente;
  • Aumento de produtividade geral;
  • Maior satisfação dos profissionais em trabalhar na empresa;
  • Redução de rotatividade e retenção de talentos;
  • Adequação às boas práticas seguidas pelas maiores empresas do Brasil e do mundo.

Agora que você entendeu a importância da APT, conheça como funciona a Avaliação de Posto de Trabalho e cuide de sua empresa, de seus funcionários e de seus gestores.

Fale Conosco pelo WhatsApp
1