Todo trabalhador que exerce suas funções em altura superior a 2 metros em relação ao nível inferior deve passar por um treinamento de capacitação. Isso porque o tipo de trabalho desempenhado em alturas oferece riscos e requer cuidados especiais.

Nem sempre os colaboradores possuem este treinamento e isso acaba ocasionando acidentes e imprevistos. No post de hoje, você vai entender por que o treinamento NR-35 é tão importante e no que ele consiste.

O que é a NR-35?

NR-35 é a Norma Regulamentadora de Segurança do Trabalho, que rege trabalhos executados em alturas. Essa norma consiste em diversas orientações de segurança para que o trabalhador possa desempenhar suas funções sem correr riscos de queda, acidentes ou até mesmo óbito.

Para se enquadrar na NR-35, é necessário que o trabalho seja executado a uma altura de 2 metros ou mais em relação ao piso inferior. Portanto, qualquer trabalhador que esteja em altura superior a 2 metros, mesmo que dentro de um espaço fechado, como um prédio, também terá seu trabalho regido pela NR-35.

O que é o treinamento para trabalho em alturas? 

O chamado treinamento NR-35 é uma capacitação que visa preparar os colaboradores para exercer suas funções em alturas. Todo colaborador que trabalha acima de 2 metros de altura deve realizar este treinamento, sem exceções.

Veja abaixo uma lista de tópicos que são abordados nesse tipo de curso.

O que o treinamento NR-35 contempla? 

Normas e regulamentos 

As normas e regulamentos da NR-35 são apresentados em sua totalidade, para que todos estejam cientes do que governa essa norma, quais são seus princípios e pontos mais importantes.

Análise de riscos 

A análise de riscos é um módulo que ensina o colaborador a identificar, por meio de uma análise, quais os riscos que determinada função apresenta. Nem todos os trabalhos em altura apresentam os mesmos riscos. Um trabalho em altura interno, por exemplo, é muito diferente de um externo.

Riscos potenciais e medidas de controle

São abordados os riscos que provavelmente estarão presentes na maioria dos trabalhos em altura. O treinamento NR-35 também ensina como controlar a atividade para diminuir esses riscos e formas de prevenção.

Sistemas, equipamentos e procedimentos 

Outro ponto abordado pelo treinamento NR-35 é referente às formas de prevenção, que são os sistemas, equipamentos e procedimentos. O trabalhador aprenderá com as melhores recomendações, sempre visando sua integridade.

Prevenção de acidentes

Prevenção de acidentes significa prevenir todo e qualquer tipo de acidentes. No treinamento NR-35, essa prevenção é mais focada em trabalhos em altura, mas contempla boas práticas e cuidados a serem tomados para prevenir acidentes no geral.

Situações de emergência 

Por fim, o colaborador aprende como agir em situações de emergência, nas mais diversas variações. A conduta em situações de emergência fecha o treinamento NR-35 com conhecimentos indispensáveis para manter a segurança mesmo sob as mais adversas situações.

Inscreva-se no Curso de NR-35 agora mesmo. O treinamento para trabalho em alturas da Clinimed é completo e prepara o trabalhador para exercer suas funções com segurança, eficiência e tranquilidade.

Open chat
Olá! Como podemos lhe ajudar?