Entenda como prevenir e como combater o estresse no trabalho e seja mais feliz, produtivo e saudável!
O estresse no trabalho é algo que incomoda não só a nós mesmos, mas a todos os nossos colegas. Além de ficar irritadiço e instável, você se torna menos produtivo, insatisfeito e até mesmo frustrado, pensando já na hora de ir embora.
Mas será que existe uma maneira de combater esse estresse? A resposta é sim! No post de hoje, vamos te mostrar duas vertentes. Como prevenir o estresse no trabalho, e como combater o estresse no trabalho depois que ele já se instaurou.
Prevenindo o estresse no trabalho
Fuja da negatividade
Estresse é uma resposta nervosa do organismo a situações que nos deixam desconfortáveis, irritados ou contrariados. Uma das dicas para evitar o estresse no trabalho é simplesmente passar longe dos seus focos.
Sabe aquele grupo de colegas que sempre se reúne para falar das coisas ruins da empresa? Ou aquela pessoa que está sempre reclamando? Afaste-se deles! Com o tempo, você perceberá que essa energia negativa que eles te passavam já não existe mais.
Durma bem
Dormir bem é essencial para evitar o estresse no trabalho. Quando dormimos, o nosso organismo recupera as energias e as forças para enfrentar o dia seguinte. Isso não se resume aos músculos, mas também diz respeito à mente.
Uma mente cansada é mais desgastada, mais propensa a sentir a irritação e o estresse. A melhor dica é fazer do seu horário de dormir e acordar uma lei. Até mesmo durante os fins de semana. Assim, você condiciona o seu corpo a acostumar com esse horário e parar de sofrer distúrbios por falta de descanso.
Mas atenção: pode demorar até 21 dias para que o seu corpo se acostume com uma nova rotina. Não quebre a sequência, ou não surtirá efeito!
Respeite seus limites
Trabalho demais também é um contribuinte para uma vida mais estressada. Nós sabemos que muitas vezes não temos escolha, mas na maioria, nós temos. Por mais que seus superiores te cobrem com prazos apertados e resultados urgentes, eles sabem que você não é uma máquina e que tem um limite cognitivo.
Quando este limite é extrapolado, a mente entra em colapso nervoso, causando fortes dores de cabeça, cansaço, sonolência e estresse. Não deixe que seu corpo chegue a esse limite. Converse com seus superiores. Eles não vão demitir um funcionário por respeitar os limites do próprio corpo.
Cuide da saúde
Quanto mais saudável você for, mais harmonia ocorre em seu organismo. Isso significa que você estará mais disposto, atento e menos estressado. A saúde de forma geral auxilia nos níveis hormonais para o bem.
Alimente-se corretamente e faça exercícios físicos, mesmo que em casa, pelo menos 3 vezes por semana. Somente por fazer isso, você já vai perceber como consegue evitar o estresse no trabalho.
Combatendo o estresse no trabalho
Não leve nada para o lado pessoal
No trabalho, é comum que haja momentos de críticas, discussões e até repreensões. Mas nada disso deve ser levado para o lado pessoal. Quando você já está estressado, estes momentos são o estopim para uma grande confusão.
Não os entenda como algo que seus colegas ou superiores possam ter contra você, mas sim como uma adversidade do trabalho em si. São questões de trabalho que se resolvem no trabalho, e fora dele, tudo estará bem.
Respire
Você provavelmente já ouviu isso muitas vezes, mas aqui vai uma explicação um pouco melhor. Quando respiramos profundamente e com calma, o oxigênio entra em nosso corpo, circula com o sangue e chega até o sistema nervoso, onde aumenta a oxigenação das células.
Como resultado, o corpo todo começa a relaxar e você se sente mais calmo. Portanto, para combater o estresse no trabalho quando você estiver a ponto de estourar, vá para um lugar calmo, respire profundamente durante alguns minutos e sinta a diferença.
Evite pensar em outras situações
“E se eu morasse em outra cidade?”. “E se eu tivesse aquele trabalho dos sonhos?”. “E se eu pudesse pelo menos ter horários flexíveis?”. Este é o tipo de pensamento que deve ser evitado se você quiser combater o estresse no trabalho.
Quando você já está estressado, pensamentos como este podem surgir devido à frustração. Mas eles são uma armadilha que a mente usa para fazer com que desistamos de algo que está causando incômodo.
Desistir só é uma opção válida quando:
- Você já sabe o que fazer, ou já tem outra função em vista;
- O trabalho atual está prejudicando sua saúde (física ou mental) severamente.
Caso contrário, foque em suas atividades sem pensar no que vem depois. Imagine que você está construindo uma casa. Coloque um tijolo em cima do outro, sem pensar que ainda há outras paredes a construir.
Separe a vida pessoal do trabalho
Para combater o estresse no trabalho é necessário entender o que é vida pessoal e o que é trabalho. Apesar das relações interpessoais se misturarem frequentemente, você não deve levar questões de trabalho para a vida pessoal.
Ao sair do trabalho, deixe as preocupações e pendências para trás. Você voltará a elas no dia seguinte. Ao entrar no trabalho, deixe as preocupações da vida pessoal do lado de fora. A menos que seja uma emergência, você terá a chance de resolver tudo depois do expediente ou na hora do almoço.
Equilíbrio é a palavra-chave neste sentido. Harmonia, calma e razão devem fazer parte do seu dia.
Agradeça
Eis aqui uma excelente forma de combater o estresse no trabalho. Agradeça! Sinta-se grato por todas as coisas boas, quando surgirem coisas ruins. Pense em tudo o que você tem.
Para começar, você tem sua vida e tem um trabalho. Além disso, pense em como é bom ter tudo o que você já tem. Família, amigos, o pagamento no início do mês, um lugar onde dormir, comida na mesa, saúde, entre outras coisas.
Quando o estresse no trabalho atacar, lembre-se de tudo isso e observe como você se acalma rapidamente.
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!