Com essa pandemia, tivemos que nos adaptar a uma rotina diferente para fazer tarefas simples como ir ao mercado, estudar, higienizar a casa e utensílios e principalmente, nossa rotina do trabalho. 

Muitos de nós conseguimos realizar nossas atividades laborais em casa, o chamado “Home Office”, apresar de parecer mais simples e confortável, se não nos atentarmos a alguns cuidados estaremos sujeitos a queixas como dores osteomusculares causadas pela má postura e até ao cansaço mental por sobrecarga de tarefas. 

Para que consigamos trabalhar cumprindo nossas metas profissionais, devemos ter os seguintes cuidados: 

1 – DEFININDO O LOCAL PARA O TRABALHO 

Escolha um local para ser seu “lugar de trabalho” dentro de casa. Se possível procure um cômodo que ofereça privacidade e um bom isolamento de ruídos externos, que tenha uma boa iluminação e ventilação natural, que não proporcione distrações para não atrapalhar sua concentração. 

Ao posicionar sua mesa, cuidado para que a incidência de luz não cause reflexos no monitor ou ofuscamento visual, para isso o ideal que a mesa fique posicionada de forma que você fique paralela a janela. 

2 – ROTINA DE HORÁRIOS 

Mesmo em sua casa, mantenha a rotina de quem está indo trabalhar; troque de roupa, tome seu café da manhã, prepare- se para iniciar o seu dia e jornada de trabalho, evite trabalhar na cama, sofá e ficar de pijama. 

Evite horas em excesso. Estabeleça uma rotina e um limite para o tempo de trabalho diário, mantendo a jornada de horas que já realiza na empresa. Mantenha um horário fixo de início do trabalho e do fim do dia, assim você terá mais facilidade para organizar seus compromissos profissionais e pessoais. Respeite os horários de pausa e de refeição que você teria no trabalho/empresa, e realize-os da mesma forma.

 

3 – POSTURA 

Não é necessário mobiliário próprio de escritório para trabalhar em casa, porém para manter uma postura adequada, preste atenção nestas recomendações simples: 

  • Evite deixar o pescoço inclinado para frente ao olhar para o monitor e mantenha a cabeça sempre alinhada. Se necessário coloque um suporte sob o monitor para elevá-lo de forma que fique na altura dos seus olhos. 
  • Os antebraços devem estar sempre apoiados na mesa ou no apoio da cadeira, com os cotovelos próximos do tronco. 
  • Em relação ao mobiliário disponível em casa, tente usar cadeiras acolchoadas e com encosto e mesas que tenham profundidade suficiente para permitir o apoio dos antebraços no uso do mouse e teclado (isso também ajuda a manter os ombros relaxados). 
  • As costas devem estar sempre bem apoiadas no encosto da cadeira (se sua cadeira for muito profunda, tente colocar uma almofada para suportar as costas no encosto). Os pés devem ficar firmemente apoiados no chão ou sobre um suporte (caso não alcancem o chão). 
  • Invista em acessórios como suporte para o notebook, teclado e mouse auxiliares. 

4 – PAUSAS 

Faça intervalos ao longo da jornada. O ideal é fazer pausas curtas, espaçadas e fora da cadeira. Dez minutos já são considerados como pausa suficiente para recuperar até uma hora de trabalho. Aproveite este momento para interagir com a família, levantar-se e fazer alongamentos. 

5 – ALONGUE-SE 

Pratique alongamentos nas pausas durante sua jornada, o alongamento ajuda na circulação sanguínea e relaxamento dos músculos que usamos durante a postura sentada em frente ao computador. 

Veja alguns exemplos abaixo para fazer: 

6 – FAMÍLIA EM PRIMEIRO LUGAR. 

Aproveite o tempo que economizará em trânsito para investir na sua família. Com a família reunida em casa, o trabalho remoto também pode ser efetivo, seguro e com ótimos resultados. É importante apresentar esta modalidade de trabalho a todos do lar e explicar seus desafios diários. Fazer um planejamento de atividades e brincadeiras para manter as crianças engajadas durante o dia também pode ajudar. 

Para que seu dia a dia de trabalho home office seja produtivo, procure manter tudo organizado e não esqueça da sua postura. 

Open chat
Olá! Como podemos lhe ajudar?