É muito comum encontrar funções onde o levantamento de cargas faz parte das atividades diárias do funcionário. Muitas vezes, porém, essa tarefa é realizada da forma incorreta, gerando graves consequências ao colaborador.
Essas consequências podem surgir tanto subitamente quanto ao longo do tempo, provocando lesões permanentes que prejudicam a qualidade de vida do trabalhador. Em especial no que diz respeito à coluna.
Para que você possa realizar o levantamento manual de cargas sem lesões, trouxemos um guia sobre o assunto. No post de hoje, você verá como fazer o levantamento manual de cargas sem se machucar.
A atividade de levantamento manual de cargas
O levantamento manual de cargas é uma atividade que, se feita de forma incorreta, pode prejudicar a coluna, músculos, nervos e ossos de diversas partes do corpo. Ao levantar uma carga com as próprias mãos, a pessoa está colocando o peso a mais no esforço necessário pelos próprios membros para o levantamento.
Isso significa que, se você levanta 30kg, esses 30kg estão sendo distribuídos entre suas pernas, braços e coluna. É como se você fosse momentaneamente 30kg mais pesado. Isso é o que deve ocorrer se o levantamento for realizado da forma correta, com a distribuição proporcional do peso de acordo com a capacidade de cada região do corpo.
Entretanto, sabemos que, na maioria das vezes, isso não acontece. É muito comum que trabalhadores e a população em geral se curve para pegar peso, dobrando a coluna vertebral em uma posição que não lhe é natural.
Ao voltar para cima com muito mais peso, podem haver lesões irreparáveis. A coluna vertebral não é um músculo e, portanto, não consegue articular sua capacidade de suportar peso.
Essa carga a mais deveria ficar distribuída bem mais nas pernas e braços do que nas costas.
Então, qual a forma correta para fazer o levantamento manual de cargas sem lesões?
Primeiramente, é necessário avaliar a função do colaborador que carrega peso. Se for uma função de carga e descarga, deve haver um local adequado à realização dessa atividade.
O trabalho deve ser feito em docas, onde há uma elevação para que o baú do caminhão fique no mesmo nível do chão onde está o colaborador. Dessa forma, o trabalhador pode entrar e sair facilmente do caminhão, sem precisar se esticar para carregar ou descarregar.
Além disso, também é necessária a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas e botas. As luvas evitam machucados nas mãos, que podem comprometer a estabilidade da carga. As botas evitam que os pés fiquem prensados por cargas se estas caírem das mãos do trabalhador.
Observe os seguintes pontos importantes antes de fazer o levantamento manual de cargas:
- Certifique-se de estar utilizando todos os EPIs necessários;
- Observe o trajeto a ser realizado pela movimentação da carga. Ele deve estar livre e ser suficiente para que a carga passe sem prender as mãos ou o corpo do trabalhador;
- Somente levante cargas que sejam confortáveis a você. Se tiver que fazer esforço demasiado, indicado por sinais como prender a respiração ou ranger os dentes, divida a carga com outra pessoa;
- Divida a carga sempre que esta for muito grande ou volumosa, mesmo que não seja muito pesada;
- Verifique se há lascas ou pregos que possam machucar as mãos.
Observados esses detalhes, existem procedimentos para levantamento e abaixamento de cargas, tanto do nível do chão quanto de alturas mais elevadas.
Levantamento manual de cargas no chão
Para realizar o levantamento manual de cargas no chão, siga os procedimentos a seguir:
- Deixe a base de seus pés fixos e separados no chão, como dois pontos de apoio do peso do seu corpo;
- Não se curve. Mantenha as costas sempre retas. Posicione-se o mais próximo possível da carga;
- Agache-se com as costas retas, dobrando os joelhos como se você estivesse se apoiando sobre os calcanhares;
- Segure a carga sem levantá-la, posicionando suas mãos firmemente, de maneira que o objeto não possa escorregar ou se desequilibrar;
- Levante-se com a força de suas pernas, sem forçar a coluna para cima. Deixe que suas pernas façam o trabalho;
- Equilibre a carga com a força de seus braços;
- Dirija-se ao local onde a carga será deixada com cuidado. Vá devagar. Tenha cuidado especial ao subir ou descer escadas.
Como abaixar a carga corretamente no chão
- Posicione-se em um local onde a carga não precisará ser movimentada depois de estar no chão;
- Certifique-se de que não há nada no caminho que atrapalhe o agachamento;
- Agache-se utilizando somente a força de suas pernas, mantendo a coluna sempre reta;
- Coloque a carga no chão, entre suas pernas;
- Solte a carga e levante-se, novamente, sem se curvar, com a força de suas pernas;
- Aguarde alguns segundos antes de se movimentar. É comum que a pressão sanguínea baixe momentaneamente, causando tontura. Aguarde a tontura passar antes de andar novamente.
Levantamento manual de cargas sem lesões em alturas
O procedimento é basicamente o mesmo. A diferença é que, ao invés de apoiar a carga com os braços, você deve apoiar o peso sobre seus ombros, sem curvar a coluna para um dos lados.
Se precisar descarregar uma carga que veio do alto no chão, agache-se sem dobrar a coluna, coloque a carga no chão ao seu lado e levante-se, novamente, sem se curvar.
Pontos importantes
Tome cuidado especial ao fazer o levantamento manual de cargas em trajetos com escadas. Tente manter os degraus da escada a todo instante em seu campo de visão. Se a carga for muito volumosa para isso, divida-a com outra pessoa.
A pessoa que vai à frente da carga deve estar sempre virada de frente para a escada, pegando a carga pelas costas.
Não force sua capacidade de carregar peso, em hipótese alguma. As lesões que isso pode ocasionar são permanentes, podendo deformar a coluna e incapacitar a pessoa para atividades simples, como caminhar.
A conscientização é extremamente importante. Em um momento de motivação excessiva, o trabalhador pode se machucar permanentemente. Tenha cautela e seja consciente.
de facto. o trabalho de carga traz danos sérios ao sistema osteomuscular
Realmente os trabalhos de carregamentos manual de cargas são muito prejudiciais quando feitos de maneiras incorrecta tal como foi frisado no conteúdo.