É muito comum encontrar funções onde o levantamento de cargas faz parte das atividades diárias do funcionário. Muitas vezes, porém, essa tarefa é realizada da forma incorreta, gerando graves consequências ao colaborador.

Essas consequências podem surgir tanto subitamente quanto ao longo do tempo, provocando lesões permanentes que prejudicam a qualidade de vida do trabalhador. Em especial no que diz respeito à coluna.

Para que você possa realizar o levantamento manual de cargas sem lesões, trouxemos um guia sobre o assunto. No post de hoje, você verá como fazer o levantamento manual de cargas sem se machucar.

A atividade de levantamento manual de cargas

O levantamento manual de cargas é uma atividade que, se feita de forma incorreta, pode prejudicar a coluna, músculos, nervos e ossos de diversas partes do corpo. Ao levantar uma carga com as próprias mãos, a pessoa está colocando o peso a mais no esforço necessário pelos próprios membros para o levantamento.

Isso significa que, se você levanta 30kg, esses 30kg estão sendo distribuídos entre suas pernas, braços e coluna. É como se você fosse momentaneamente 30kg mais pesado. Isso é o que deve ocorrer se o levantamento for realizado da forma correta, com a distribuição proporcional do peso de acordo com a capacidade de cada região do corpo.

Entretanto, sabemos que, na maioria das vezes, isso não acontece. É muito comum que trabalhadores e a população em geral se curve para pegar peso, dobrando a coluna vertebral em uma posição que não lhe é natural.

Ao voltar para cima com muito mais peso, podem haver lesões irreparáveis. A coluna vertebral não é um músculo e, portanto, não consegue articular sua capacidade de suportar peso.

Essa carga a mais deveria ficar distribuída bem mais nas pernas e braços do que nas costas.


Então, qual a forma correta para fazer o levantamento manual de cargas sem lesões?

Primeiramente, é necessário avaliar a função do colaborador que carrega peso. Se for uma função de carga e descarga, deve haver um local adequado à realização dessa atividade.

O trabalho deve ser feito em docas, onde há uma elevação para que o baú do caminhão fique no mesmo nível do chão onde está o colaborador. Dessa forma, o trabalhador pode entrar e sair facilmente do caminhão, sem precisar se esticar para carregar ou descarregar.

Além disso, também é necessária a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas e botas. As luvas evitam machucados nas mãos, que podem comprometer a estabilidade da carga. As botas evitam que os pés fiquem prensados por cargas se estas caírem das mãos do trabalhador.

fazer-levantamento-de-cargas-sem-lesões-trajeto

Observe os seguintes pontos importantes antes de fazer o levantamento manual de cargas:

  • Certifique-se de estar utilizando todos os EPIs necessários;
  • Observe o trajeto a ser realizado pela movimentação da carga. Ele deve estar livre e ser suficiente para que a carga passe sem prender as mãos ou o corpo do trabalhador;
  • Somente levante cargas que sejam confortáveis a você. Se tiver que fazer esforço demasiado, indicado por sinais como prender a respiração ou ranger os dentes, divida a carga com outra pessoa;
  • Divida a carga sempre que esta for muito grande ou volumosa, mesmo que não seja muito pesada;
  • Verifique se há lascas ou pregos que possam machucar as mãos.

Observados esses detalhes, existem procedimentos para levantamento e abaixamento de cargas, tanto do nível do chão quanto de alturas mais elevadas.

Levantamento manual de cargas no chão

Para realizar o levantamento manual de cargas no chão, siga os procedimentos a seguir:

  • Deixe a base de seus pés fixos e separados no chão, como dois pontos de apoio do peso do seu corpo;
  • Não se curve. Mantenha as costas sempre retas. Posicione-se o mais próximo possível da carga;
  • Agache-se com as costas retas, dobrando os joelhos como se você estivesse se apoiando sobre os calcanhares;
  • Segure a carga sem levantá-la, posicionando suas mãos firmemente, de maneira que o objeto não possa escorregar ou se desequilibrar;
  • Levante-se com a força de suas pernas, sem forçar a coluna para cima. Deixe que suas pernas façam o trabalho;
  • Equilibre a carga com a força de seus braços;
  • Dirija-se ao local onde a carga será deixada com cuidado. Vá devagar. Tenha cuidado especial ao subir ou descer escadas.

Como abaixar a carga corretamente no chão

  • Posicione-se em um local onde a carga não precisará ser movimentada depois de estar no chão;
  • Certifique-se de que não há nada no caminho que atrapalhe o agachamento;
  • Agache-se utilizando somente a força de suas pernas, mantendo a coluna sempre reta;
  • Coloque a carga no chão, entre suas pernas;
  • Solte a carga e levante-se, novamente, sem se curvar, com a força de suas pernas;
  • Aguarde alguns segundos antes de se movimentar. É comum que a pressão sanguínea baixe momentaneamente, causando tontura. Aguarde a tontura passar antes de andar novamente.

Levantamento manual de cargas sem lesões em alturas

O procedimento é basicamente o mesmo. A diferença é que, ao invés de apoiar a carga com os braços, você deve apoiar o peso sobre seus ombros, sem curvar a coluna para um dos lados.

Se precisar descarregar uma carga que veio do alto no chão, agache-se sem dobrar a coluna, coloque a carga no chão ao seu lado e levante-se, novamente, sem se curvar.

Pontos importantes

Tome cuidado especial ao fazer o levantamento manual de cargas em trajetos com escadas. Tente manter os degraus da escada a todo instante em seu campo de visão. Se a carga for muito volumosa para isso, divida-a com outra pessoa.

A pessoa que vai à frente da carga deve estar sempre virada de frente para a escada, pegando a carga pelas costas.

Não force sua capacidade de carregar peso, em hipótese alguma. As lesões que isso pode ocasionar são permanentes, podendo deformar a coluna e incapacitar a pessoa para atividades simples, como caminhar.

A conscientização é extremamente importante. Em um momento de motivação excessiva, o trabalhador pode se machucar permanentemente. Tenha cautela e seja consciente.

Open chat
Olá! Como podemos lhe ajudar?