Abril Verde é o mês dedicado à saúde e segurança no trabalho, um importante tema que prevalece em pauta constantemente.

Em 28 de Abril de 1969, uma mina de Farmington, no estado da Virgínia, Estados Unidos, explodiu, culminando na morte de 78 funcionários.

Mais tarde, em 2003, a Organização Internacional do Trabalho instituiu o dia 28 de Abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, em 2005.

Baseado nisso, surgiu o Abril Verde, mês dedicado a campanhas sobre o tema.

No post de hoje, vamos falar sobre a campanha Abril Verde, o que ela representa e também sobre saúde e segurança no trabalho.

 

Qual a importância do Abril Verde?

O mês de Abril foi escolhido para representar o movimento Abril Verde, utilizando o verde para simbolizar a cor da saúde e da segurança.

O intuito é chamar atenção para questões como saúde e segurança do trabalho, temas que são de suma importância para o bem-estar no ambiente de trabalho.

A saúde do trabalhador brasileiro e do mundo depende de condições de trabalho seguras que devem ser proporcionadas pelas empresas.

Além disso, a negligência com saúde e segurança do trabalho pode ser a causa de acidentes e doenças ocupacionais.

Seguindo essa tendência, vamos falar sobre as suas partes do tema e explicar a diferença entre elas.

 

O que é a segurança do trabalho?

A segurança do trabalho é a área que cuida de questões relacionadas a riscos de acidentes.

Toda empresa possui riscos, até mesmo um escritório. Um técnico de segurança do trabalho é o profissional que identifica esses riscos e encontra maneiras de mitigá-los, reduzi-los ou eliminá-los.

Nessa categoria, entram riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, entre outros. Tudo que pode ocasionar um acidente de trabalho é considerado um risco e tratado pela área da segurança do trabalho.

 

O que é a saúde ocupacional

Muito se confunde a segurança do trabalho com saúde ocupacional. A saúde ocupacional, porém, é a área que cuida de riscos que podem causar doenças, condições prejudiciais à saúde ou deterioração do estado de saúde prévio.

Como exemplos, podemos citar a radiologia, que pode causar inúmeras doenças se a exposição for prolongada.

Há também outros tipos de riscos, como baixas temperaturas, contaminações, esforço repetitivo e ruído constante.

Tudo que possa causar uma doença em decorrência da exposição do trabalhador às suas atividades é tratado pela área de saúde ocupacional.

Além disso, a saúde ocupacional também atua na promoção da saúde e do bem-estar geral, incluindo ações como ginástica laboral, aconselhamento, consultoria de nutrição e incentivo a bons hábitos.

 

O que acontece durante o Abril Verde?

Tendo tudo isso em mente, durante o mês de abril acontece a campanha mencionada, com o intuito de promover e conscientizar as empresas e os colaboradores sobre a segurança do trabalho e a saúde ocupacional.

A falta da cultura de prevenção é um dos maiores problemas que precisam ser enfrentados. 

Com esse tipo de iniciativa, toma-se conhecimento das consequências da falta de prevenção, o que incentiva um maior cuidado tanto por parte das empresas quanto de seus funcionários.

Durante todo o mês, acontecem palestras, seminários, debates, mobilizações sociais, sinalizações com o laço verde e iluminação esverdeada de prédios públicos e privados em referência à campanha.

 

Cuide da sua empresa e dos seus colaboradores

É extremamente importante garantir que todas as condições de trabalho estejam alinhadas com a segurança do trabalho e a saúde ocupacional.

Existem, por exemplo, inúmeros programas que são obrigatórios a todas as empresas, e que muitas vezes o gestor não conhece.

Veja quais são os programas da saúde ocupacional e os documentos requeridos pela segurança do trabalho, e mantenha sua empresa e seus colaboradores seguros e saudáveis!

Fale Conosco pelo WhatsApp
1