Existem, atualmente, onze Normas de Higiene Ocupacional (NHOs). Elas são normas técnicas, que abordam diferentes aspectos dos procedimentos e critérios de identificação, avaliação e controle dos riscos e perigos ambientais e profissionais.
A Higiene Ocupacional é uma categoria de segurança do trabalho, pois tem como objetivo incentivar a adoção de medidas preventivas contra doenças ocupacionais, e quaisquer outros riscos à saúde e segurança dos trabalhadores, em diversos ambientes de trabalho.
O descumprimento das NHOs pode trazer riscos de saúde ao trabalhador, além de ser motivo para o ajuizamento de ações trabalhistas e previdenciárias contra a empresa, de modo que pode causar grande prejuízo financeiro ao empregador.
Quais são as normas de Higiene Ocupacional?
Atualmente existem onze normas de Higiene Ocupacional, eles tratam sobre ambientes de trabalho variados que podem apresentar diversos riscos ao trabalhador, são elas:
NHO 01: Avaliação da exposição ocupacional ao ruído:
A norma estabelece critérios e procedimentos para a avaliação da exposição ocupacional ao ruído, que implique risco potencial de surdez ocupacional.
NHO 02: Método de ensaio para análise qualitativa de vapores orgânicos:
Esta normativa está sendo atualizada desde 2017.
NHO 03: Análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados sobre filtros de membrana:
Visa a prevenção de doenças ocupacionais respiratórias, originadas pela exposição dos trabalhadores a poeiras, definindo medidas de controle ou verificação de sua eficiência ao analisar a massa de poeira coletada do ar de um ambiente de trabalho.
NHO 04: Método de coleta e análise de fibras em locais de trabalho:
Esta normativa traz um método padronizado para realizar a coleta e análise de fibras respiráveis em suspensão no ar, incluindo todos os tipos de amianto/ asbesto, fibras vítreas e fibras cerâmicas.
NHO 05: Procedimento técnico: Avaliação da exposição ocupacional aos raios-x nos serviços de radiologia:
Traz um procedimento técnico de levantamento radiométrico das salas de equipamentos emissores de raios X, a fim de fazer um diagnóstico sobre a mediação da radiação dos equipamentos.
NHO 06: Procedimento técnico: Avaliação da exposição ocupacional ao calor:
Traz um procedimento técnico para realizar a avaliação da exposição ocupacional ao calor, que implique sobrecarga térmica ao trabalhador, resultando em risco potencial de dano à saúde.
NHO 07: Procedimento técnico: Calibração de bombas de amostragem individual pelo método da bolha de sabão:
Procedimento padronizado de calibração da vazão de bombas de amostragem individual, que são utilizadas para verificar a exposição ocupacional a agentes químicos, por meio do método de bolha de sabão.
NHO 08: Procedimento técnico: Coleta de material particulado sólido suspenso no ar de ambientes de trabalho:
Procedimento padronizado para coleta de material particulado sólido em filtros de membrana, com finalidade de obter amostras representativas das partículas suspensas no ar dos ambientes de trabalho, capazes de proporcionar doenças ocupacionais ao trabalhador.
NHO 09: Procedimento técnico: Avaliação da exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro:
Critérios e procedimentos para a avaliação da exposição ocupacional e vibrações de corpo inteiro (VCI), que implique possibilidade de ocorrência de problemas diversos à saúde do trabalhador, entre os quais aqueles relacionados à coluna vertebral.
NHO 10: Procedimento técnico: Avaliação da exposição ocupacional a vibração de mãos e braços:
Critérios e procedimentos para avaliação da exposição ocupacional às vibrações em mãos e braços que implique em risco à saúde do trabalhador, entre os quais a ocorrência da síndrome da vibração em mãos e braços (SVMB).
NHO 11: Procedimento Técnico: avaliação dos níveis de iluminamento em ambientes internos de trabalho:
Critérios e procedimentos para avaliação dos níveis de iluminamento em ambientes internos, indicar os principais parâmetros que interferem nos aspectos quantitativos e qualitativos relacionados à iluminação interna dos ambientes de trabalho. Esta é a norma mais recente, publicada em 2018.
Como adequar minha empresa às Normas de Higiene Ocupacional?
Para adequar uma empresa às normas de higiene ocupacional, o ideal é contar com a ajuda de um profissional certificado, o Higienista Ocupacional.
Esse profissional é dotado de conhecimento e equipamentos específicos capazes de analisar a possibilidade de exposição ocupacionais dos trabalhadores a agentes físicos, químicos e biológicos.
Além disso, por meio de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle, o profissional consegue identificar riscos em potencial e apresentar soluções para a empresa, ajudando na gestão dos riscos ocupacionais.
As empresas que desejam se adequar às Normas de Higiene Ocupacional, de modo a evitar problemas futuros na justiça, podem contar com a Clinimed Saúde e Segurança do Trabalho que possui um departamento exclusivo de Higiene Ocupacional, com profissionais qualificados e equipamentos modernos.
Garantir ambientes de trabalho saudáveis e proporcionar redução de custos através do cumprimento da Legislação Trabalhista e Previdenciária são os focos do programa de higiene ocupacional da Clinimed, entre em contato e faça seu orçamento.