Até mesmo o ambiente de trabalho pode oferecer riscos aos seus trabalhadores, que precisam evitar ou conter a fim de evitar acidentes graves. Existem vários tipos de riscos, entre eles, os riscos mecânicos que, assim como os demais riscos ocupacionais, devem ser analisados previamente.

Através de uma análise completa e detalhista, é possível identificar cada um dos agentes e criar medidas preventivas de eliminação ou controle. Por isso é essencial conhecer o que são estes riscos. Afinal, é impossível criar defesas contra o desconhecido.

A informação é o primeiro passo para uma eficiente segurança do trabalho, e com base nisso, o artigo de hoje traz um dos riscos que causam mais acidentes no labor: riscos mecânicos (riscos por acidentes). Além disso, mostraremos a você quais são os demais agentes de risco encontrados no local de trabalho e as principais medidas para suavizá-los.

Riscos no Ambiente de Trabalho

O Ministério da Economia e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho relata que os riscos ocupacionais são encontrados com base na NR 9, NR 12 e Portaria no 25/1994. De acordo com essas fontes, podem ser classificados em:

  • Físicos;
  • Químicos;
  • Biológicos;
  • Ergonômicos;
  • Mecânicos.

Os dois últimos não são obrigatórios no PPRA.

No início de 2020, houveram muitas mudanças nas normas regulamentadoras diretamente relacionadas com os riscos ocupacionais. Segundo a NR 1 e a Portaria SEPRT nº 915 de 30 de junho de 2019, os conceitos especificam todos os fatores necessários para eficientes sistemas de gestão de Segurança e Saúde de Trabalho, além de fornecer orientações para o uso e manutenção de equipamentos de proteção individual ou coletiva.

Após as mudanças, concluiu-se que só se pode considerar uma atividade de risco como risco ocupacional quando são combinados dois fatores distintos: probabilidade de ocorrência de acidentes e gravidade das lesões.

Veja abaixo um pouco sobre cada um dos grupos de risco, antes de nos aprofundarmos nos riscos mecânicos.

Físicos

Ruídos, pressão, variações de temperatura, vibrações, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, ou qualquer outra energia que possa entrar em contato direto com o trabalhador. 

A NR 15 determina um limite de tolerância para cada um desses elementos, como por exemplo em ruídos, o limite máximo é medido por decibéis. De acordo com os limites serão determinados os EPIs necessários.

Químicos

Substâncias, compostos ou produtos capazes de penetrar o organismo através da respiração. Podemos mencionar vários tipos de gases, fumos, vapores, entre outros que podem ser absorvidos pela pele ou por ingestão.

Para estes, também há um tempo máximo de exposição determinado pela NR 15, e vai depender de acordo com o nível de toxicidade do produto.  

Biológicos

Microorganismos vivos que podem contaminar a saúde: bactérias, fungos, protozoários, vírus, etc. As medidas de proteção como os EPIs dependem da patogenicidade do risco, dentre outros fatores.

Ergonômicos

Má postura, levantamento e transporte de pesos, jornadas de turno prolongadas, dentre outras situações que exijam excesso de esforço físico, ou que haja certo tipo de estresse físico.

Para avaliar e atenuar esses riscos, deve ser feito um levantamento através de laudo ergonômico. 

Mecânicos ou de Acidentes

Todas as situações que podem colocar o colaborador frente a um risco de acidente: Quedas, choques elétricos, cortes, entre outros.

São causados por má iluminação, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas descalibradas, escorregões e objetos mal armazenados. 

Como estamos dando ênfase a este tipo de risco, veremos mais detalhes sobre ele logo abaixo.

O que são Riscos Mecânicos?

São todos os riscos que possuem relação com a falta de organização, máquinas desprotegidas, ambientes inadequados, etc. Segue abaixo a lista de acidentes pelos quais o trabalhador pode passar, devido a má manutenção de máquinas ou falta de treinamento.

Estes riscos são geralmente provenientes de agentes mecânicos comuns e presentes em todos os acidentes de trabalho:

  • Queda;
  • Instalações elétricas problemáticas;
  • Arranjos físicos deficientes;
  • Queda de objetos;
  • Equipamentos sem proteção;
  • Ferramentas defeituosas ou mal conservadas;
  • Incêndios ou explosões;
  • Picadas de animais peçonhentos;

Como pode ver, os agentes causadores de riscos mecânicos podem estar presentes em praticamente todo ambiente de trabalho. Sendo situações do dia a dia, é necessária muita atenção para contê-los.

Esse é o propósito das medidas de controle de riscos como os EPIs e treinamentos de equipe, DDS, entre outros.

Manutenção Segura

Instalações industriais, quando não recebem a manutenção adequada, são fontes perigosas no ambiente de trabalho, sendo até a própria manutenção um risco.

Para promover a participação dos colaboradores, a gestão adequada dos riscos, uma boa comunicação e um compromisso da direção, destacam-se a seguir algumas medidas preventivas:

Participação da gestão e cultura de segurança

Um dos fatores mais determinantes no sucesso de uma cultura de segurança no ambiente de trabalho. Determina os recursos (tempo, dinheiro, pessoas) relacionados à saúde e segurança e aumenta consideravelmente a motivação dos trabalhadores.

Avaliação de riscos bem conduzida

Antes de iniciar qualquer manutenção, realize uma avaliação de riscos. Os trabalhadores devem ser envolvidos na avaliação inicial, por poderem participar de outras avaliações na execução do trabalho.

Métodos seguros e orientações claras

Cada operação deve obedecer um planejamento prévio, com tarefas para cada trabalho de manutenção, incluindo uma comunicação clara e objetiva, para a compreensão total dos trabalhadores.

Melhora e treinamento contínuo

O conhecimento sobre segurança e saúde durante operações de manutenção deve ser avaliado de forma contínua e aprimorado com base nas inspeções e auditorias: nos resultados da avaliação de riscos, na investigação dos quase acidentes e nas críticas e sugestões de trabalhadores e fornecedores.

Prevenção de acidentes por riscos mecânicos

É melhor prevenir do que remediar, e existem duas formas eficientes e práticas para prevenir os acidentes de riscos mecânicos: Medidas de Controle de Riscos e Treinamento de Equipe.

Medidas de Controle de Riscos são tomadas a fim de atenuar cada um dos riscos no ambiente de trabalho, e serão tomadas em três momentos distintos:

  1. No risco em si;
  2. No ambiente onde o risco se encontra;
  3. No trabalhador (receptor do risco).

Para cada um, são necessárias medidas diferentes, que devem buscar primeiramente a eliminação completa do risco. Sendo isso nem sempre possível, as outras medidas são aplicadas respectivamente.

Por último, são tomadas as medidas no receptor do risco, e é aí que entram os EPIs.

Quando todas as demais medidas tomadas se apresentam como insuficientes, EPIs entram como uma forma de atenuar o impacto do risco ao trabalhador, sendo assim muito importantes.

Outro ponto é o treinamento de equipes.

Para evitar riscos mecânicos, é fundamental que todos da equipe tenham noção do impacto que os riscos podem causar na rotina, como causar um acidente, por exemplo.