Falar sobre poluição sonora dentro das empresas é de fundamental importância. Afinal, esse problema pode afetar tanto a saúde dos colaboradores quanto causar problemas jurídicos para os gestores.

Sendo assim, esse é um assunto que não pode ser negligenciado por nenhuma das partes envolvidas, sobretudo por você, que administra o negócio.

E para falar mais sobre isso e te mostrar como você pode prevenir problemas de saúde entre a sua equipe e evitar até mesmo ser penalizado pela Justiça do Trabalho, trouxemos muitas dicas e informações. Portanto, não deixe de ler até o final para não perder nada importante.

Poluição sonora: o que é?

Podemos chamar de poluição sonora toda emissão de ruído capaz de causar problemas de saúde físicos e mentais nas pessoas e animais.

Em se tratando do ambiente de trabalho, o ruído excessivo pode ser ainda mais nocivo, devido ao tempo de exposição durante o dia.

Desse modo, tomar medidas que visem minimizar o máximo possível o barulho dentro das empresas é uma questão extremamente importante, como veremos mais adiante.

O que configura poluição sonora?

Como você deve saber, para mensurar o grau da emissão de ruído existe uma unidade de medida, o decibel. O ouvido humano possui um limite aceitável de decibéis que não pode ser ultrapassado para evitar problemas auditivos.

A Norma Regulamentadora NR 15 possui uma seção que trata especificamente desse assunto. Desse modo, os anexos 1 e 2 desta norma estabelece que o nível de ruído máximo dentro do ambiente de trabalho seja de 85 decibéis.

Qualquer emissão acima disso já é considerada poluição sonora. Inclusive, ruídos contínuos ou intermitentes superiores a 115 dB sem proteção eficiente, representam riscos graves e iminentes de problemas auditivos.

Como saber se sua empresa faz muito barulho?

Para saber se sua empresa emite ruídos em excesso e que podem afetar a saúde dos colaboradores, é preciso fazer o Laudo de Ruído Ambiental.

Esse laudo é elaborado por um especialista em avaliação de ruído, que deve ser um engenheiro em segurança do trabalho devidamente licenciado.

Aliás, após as alterações da NBR 10151, feitas em 2019, o aparelho usado para fazer a medição também precisa ser homologado para que o laudo seja válido.

Desse modo, você precisa contratar uma empresa especializada em saúde ocupacional para realizar a medição dos níveis de ruídos e emitir o laudo.

Caso seja identificada a poluição sonora, é muito importante que você tome medidas para solucionar esse problema. E para te mostrar como fazer isso na prática, trouxemos várias informações nos tópicos seguintes. Acompanhe.

Como prevenir doenças ocupacionais causadas pela poluição sonora?

Como já vimos, a poluição sonora no ambiente de trabalho pode causar danos à saúde e até mesmo a perda auditiva dos colaboradores.

Além disso, se o trabalhador se sentir negligenciado e lesado em sua saúde ou qualidade de vida devido ao alto nível de barulho no trabalho, pode mover uma ação trabalhista ou civil contra a sua empresa.

Sendo assim, enquanto gestor do negócio, você precisa buscar e aplicar medidas para evitar que isso aconteça.

Para te ajudar com isso, trouxemos algumas soluções práticas.

Uso de EPIs

O uso de protetores auditivos é obrigatório em locais de trabalho cuja difusão de ruído é superior a 85 dB durante 8 horas de jornada.

Na medição feita para a emissão do Laudo de Ruído Ambiental, o especialista mede a pressão sonora individualmente entre os postos de trabalho de cada colaborador.

Isso porque o barulho pode ser maior em alguns pontos do local. E todos os trabalhadores que recebam mais do que 85 decibéis devem usar proteção auricular.

Implantação de materiais isolantes acústicos

Outra medida que você pode tomar é, quando possível, isolar os equipamentos que emitem muito ruído com placas de fibra de vidro, por exemplo.

Isso pode ser feito em caldeiras, geradores e outros maquinários que fazem muito barulho.

 

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Rodízios de equipes

Quando não for possível isolar os maquinários mais barulhentos, você pode fazer um rodízio entre os colaboradores para que eles não fiquem em exposição à alta intensidade sonora por muito tempo.

Assim, cada trabalhador fica um tempo limitado em contato com o barulho, de modo que esse tempo não exceda o limite para se tornar prejudicial à sua saúde.

Investir em maquinário mais silencioso

Como a poluição sonora no trabalho é um tema bastante abordado, as empresas que desenvolvem equipamentos fabris investem cada dia mais em sistemas para diminuir a emissão de ruídos dos mesmos.

Então, investir na compra desses equipamentos é uma boa alternativa para aumentar o conforto e a qualidade de vida dos seus colaboradores, o que por sua vez contribui para o aumento da produtividade.

Qual a importância de combater a poluição sonora?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os efeitos da poluição sonora são extremamente nocivos para a saúde da população.

O barulho excessivo, em especial no ambiente de trabalho, pode causar danos à saúde como:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Taquicardia;
  • Estresse;
  • Dores de cabeça;
  • Perda de concentração e memória, etc.

Além disso, a exposição constante a ruídos acima de 130 dB pode levar à perda da audição.

Aliás, cerca de 50% das doenças ocupacionais registradas no Brasil estão relacionadas com a surdez causada pelo excesso de barulho no trabalho.

Sem contar que, como já vimos, o trabalhador que estiver com uma dessas enfermidades pode processar a empresa.

Nesse caso, se for comprovado que a doença configura PAIR, ou seja Perda Auditiva Induzida por Ruído, e que foi causada pelo não cumprimento das medidas de prevenção à poluição sonora por parte da sua empresa, você pode ter que pagar indenização e multa.

Sem contar que, trabalhando em condições favoráveis, qualquer colaborador produz muito mais, além de não se afastar de suas funções constantemente por motivos de saúde.

Sendo assim, o ideal é estar em dia com a lei e usar todas as armas disponíveis para prevenir a poluição sonora dentro do seu negócio.

Afinal, além de ser um assunto de cunho legal, moral e humano, cuidar do seu patrimônio humano é zelar pelo que mais importa em qualquer empresa.

Agora que você já sabe mais sobre a poluição no ambiente de trabalho, não arrisque a reputação da sua empresa ou a saúde dos seus colaboradores. Faça o Laudo de Ruído Ambiental com a Clinimed Joinville!