Você sabe o que é avaliação postural? O número de desequilíbrios posturais aumenta a cada dia e o ambiente de trabalho é um dos espaços mais afetados pelo problema.

Sendo assim, a avaliação postural é importante porque identifica qualquer anormalidade nos pontos anatômicos e corrige-os, através da indicação de medidas certas como a fisioterapia e a prática de exercícios como o pilates e musculação.

Além disso, a avaliação postural indica que medidas devem ser adotadas para a menor sobrecarga na pressão musculoesquelética, o que contribui para a menor incidência de desequilíbrios musculares.

Por isso, veja qual é a finalidade da avaliação postural e porque ela é importante para as empresas:

Objetivo da Avaliação Postural 

Cada indivíduo apresenta uma maneira distinta de se comportar em relação a postura e movimentos das cadeias musculares. No entanto, alguns mantêm um padrão postural totalmente inadequado no dia a dia.

Com o tempo, a coluna vertebral se enverga em ângulos que favorecem o surgimento de doenças e lesões, momento em que é necessário fazer uma avaliação postural.

Logo, a avaliação postural pode ser definida como uma análise da postura das pessoas que tem como função corrigir e prevenir possíveis alterações neuromusculoesqueléticas, que em algum momento podem se transformar em doenças.

Todavia, o tratamento adequado das alterações posturais é necessário e extremamente importante, pois pode acarretar afastamentos no trabalho e interferir na produtividade de cada função.

Portanto, é uma medida que não deve ser ignorada pelas empresas, pois pode acarretar prejuízos, para o empregador e principalmente, para o empregado.

Importância da Avaliação Postural nas empresas

Nas empresas, realizar a avaliação postural dos colaboradores deve ser uma prática anual constante.

Nos escritórios, por exemplo, o fato de trabalhar sentado durante um longo período representa um risco ergonômico e, de acordo com uma matéria da CNN, ainda pode aumentar o risco de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

O aumento de afastamentos trabalhistas decorrentes de doenças como a lesão por esforço repetitivo e casos de reumatismo associado a má postura, de acordo com pesquisas, já afasta cerca de 39 mil trabalhadores a cada ano.

Neste caso, uma boa avaliação postural é feita por uma equipe de especialistas que envolvem fisioterapeutas e ortopedistas e deve estar regulamentada e fazer parte do Programa de Gerenciamento  de Riscos nas empresas.

 

A avaliação postural gera menos afastamentos e menos custos trabalhistas

É a partir da avaliação postural que as empresas sentem o impacto positivo sobre a saúde dos colaboradores e sobre a administração da gestão de saúde das atividades, com resultados positivos e eficientes.

O primeiro deles envolve a menor porcentagem de afastamentos por lesões e doenças de má postura, o que é uma vantagem tanto para o trabalhador que mantém a saúde em dia e para a empresa, que não precisa correr contra o tempo para encontrar substitutos ou mesmo sobrecarregar o trabalho do restante da equipe.

Em seguida vem a diminuição de custos trabalhistas, já que afastamentos são custeados pela empresa e a maior parte dos problemas que envolvem má postura costuma gerar um afastamento de até 14 dias.

Portanto, é função da empresa garantir a avaliação postural dos funcionários, caso queira manter a rotina de trabalho sadia para todos e evitar custos que podem ser prevenidos através da administração competente.

Principais causas de desequilíbrios posturais 

Existem fatores que favorecem muito a ocorrência de desequilíbrios na postura e cada fator deve estar presente na avaliação, a fim de impedir que a empresa seja considerada culpada,  em casos que envolvam lesões.

Assim, os motivos mais comuns para a ocorrência de desequilíbrios posturais são: 

  • Prática de atividades físicas sem orientação profissional;
  • Sobrepeso ou obesidade;
  • Problemas congênitos esqueléticos ou adquiridos;
  • Desequilíbrios posturais;
  • Sedentarismo;
  • Atividades que exercem grande pressão sobre a coluna cervical/vertebral.

Curiosidades sobre a Avaliação Postural 

  1. O uso de fotografias e radiografia fazem parte da avaliação, já que permitem observar as posições anatômicas dos ossos;
  2. A visão dos profissionais é explorada ao máximo, já que permite a observação do paciente de frente, de costas e do lado direito e esquerdo;
  3. Toda avaliação postural indica orientações e alternativas para que o paciente consiga corrigir e tratar qualquer anomalia no sistema vertebral;
  4. É importante considerar que toda empresa deve disponibilizar  um período para que os trabalhadores realizem exercícios e ginástica laboral nas atividades que exigem  esforço repetitivo.

 

Agora que você já sabe tudo sobre a avaliação postural e qual sua finalidade, é hora de contribuir com a qualidade de vida dos funcionários da sua empresa!

Conheça o Programa de Ergonomia da Clinimed e mantenha sua empresa saudável