O médico do trabalho é um profissional formado em medicina e especializado na prevenção das doenças ocupacionais. Dessa forma, seu foco está voltado ao controle dos riscos ambientais presentes nas empresas.

Além disso, quando falamos sobre medicina do trabalho, a área tem um papel determinante no que diz respeito às exigências impostas pela legislação. 

Ou seja, o médico que assume essa responsabilidade também tem a função de garantir que a organização esteja cumprindo suas obrigações diante da Lei. 

Dessa forma, a preocupação dos empresários não está restrita à saúde e à qualidade de vida dos seus colaboradores — que deveria bastar —, mas também se estende à necessidade de evitar multas e transtornos maiores para o negócio.

Portanto, se você quer saber mais sobre o assunto e, especificamente, entender melhor como atua o médico do trabalho, continue a leitura das linhas a seguir!

O que é um Médico do Trabalho?

É chamado de médico do trabalho o profissional que cursou uma especialização em Medicina do Trabalho ou conta com o certificado de residência médica, o que pode ter sido obtido na área de Saúde do Trabalhador.

Para que este especialista seja considerado apto a exercer a função que lhe compete, é imprescindível que ele conheça a fundo as atividades dos trabalhadores.

Isso porque, ele deve conseguir visualizar os riscos envolvidos nas operações, os quais podem vir a atrapalhar o bem-estar dos funcionários, agravar ou ocasionar doenças e acidentes.

Para que isso possa ser feito de maneira efetiva, uma das responsabilidades do médico do trabalho é realizar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

O documento estabelece diretrizes que norteiam a implementação de medidas que visam garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores, bem como os exames que devem ser solicitados, cronogramas, relatórios e demais análises a serem feitas.

De tal modo, o médico do trabalho atua como uma ponte que faz a comunicação legal entre o empregador e o empregado.

Quais são as principais funções desse profissional?

Exames, documentos e avaliações

Conforme vimos, a principal função do médico do trabalho está relacionada à prevenção de doenças que podem ser causadas devido à atividade profissional em algumas empresas.

Tendo como intuito, portanto, preservar a integridade dos colaboradores, o médico do trabalho tem o papel de elaborar, por exemplo, o atestado de controle médico de saúde ocupacional conforme a função de cada trabalhador.

Também é sua obrigação conhecer os aspectos administrativos das demandas das organizações e os limites que seus funcionários têm, compreendendo o esforço — físico e mental — que cada cargo demanda.

Além do mais, o profissional de medicina ainda precisa saber quais exames clínicos e laboratoriais devem ser realizados em cada tipo de situação.

Esclarecimentos e orientações

Outro ponto importante a ser considerado dentro da área de atuação do médico do trabalho envolve a transmissão de informações aos trabalhadores. 

Em outras palavras, ele tem a missão de conscientizar os profissionais quanto aos riscos que as atividades profissionais de cada um deles podem oferecer ao corpo e à mente.

Através desse conhecimento repassado ao trabalhador, que muitas vezes é leigo e desconhece o quanto pode ser prejudicado pelas más condições de seu posto de trabalho, as empresas também se sentem pressionadas a promover as adequações necessárias.

A partir daí, medidas preventivas são adotadas e os gestores se engajam no assunto, assumindo a responsabilidade sobre as vidas dos funcionários que estão sob os seus cuidados.

Por isso, o médio do trabalho é tido como um profissional cada vez mais importante no mercado. 

Seu papel não é apenas alertar sobre doenças físicas como Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho ou enfermidades psicológicas como a Depressão e o Burnout, mas também oferecer os esclarecimentos que empregados e empregadores necessitam.

Conheça as áreas em que o Médico do Trabalho atua

O profissional que deseja exercer a Medicina do Trabalho deve ter domínio das ferramentas e conceitos utilizados na saúde pública, além de prática em Clínica Médica.

Em adição, o médico precisa conhecer os aspectos políticos, sociológicos, históricos, tecnológicos e demográficos que estão envolvidos nesta atividade.

Sendo esses pré-requisitos mínimos atendidos, o profissional pode atuar:

  • Em pesquisas investigativas feitas em campo, as quais visam compreender as atuais relações entre saúde e trabalho;
  • Na rede pública, desenvolvendo ações para o trabalhador ou diretamente em serviços de saúde;
  • Em órgãos de normalização e fiscalização, estando ligado, por exemplo, ao Ministério do Trabalho e Emprego, avaliando as condições de Saúde e Segurança no Trabalho (SST);
  • Em empresas privadas, como empregado de Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho;
  • Em perícia Médica da Previdência Social, através da atividade de seguradora do Acidente do Trabalho (SAT);
  • Na formação e capacitação de profissionais, na área acadêmica;
  • Em consultoria privada para o campo;
  • Em perícia judicial de processos trabalhistas, ações cíveis e ações da promotoria pública junto ao Sistema Judiciário;
  • Em assessoria a sindicatos e organizações de trabalhadores e empregadores diversas.

Vale ressaltar, que a equipe atuando junto ao médico do trabalho conta com profissionais como engenheiro em segurança do trabalho, técnico em enfermagem do trabalho, fisioterapeuta do trabalho, ergonomista, nutricionista e psicólogo.

Quais os exames solicitados pelo Médico do Trabalho?

No tópico sobre as funções do profissional com especialização em medicina do trabalho, citamos os exames solicitados, que representam uma grande parte das suas atividades cotidianas.

Alguns desses exames são: 

  • Eletrocardiograma em repouso;
  • Espirometria ocupacional;
  • Eletroencefalograma ocupacional;
  • Radiografia de tórax OIT;
  • Audiometria;
  • Acuidade visual;
  • Hemograma completo.

Obviamente, esses são apenas exemplos, já que cada caso é um caso e exige exames específicos.

Porém, podemos ainda, classificá-los, de modo geral, em duas categorias: exames admissionais e demissionais e exames periódicos:

Exames Admissionais e Demissionais

Os exames admissionais e demissionais são exigidos sempre que um profissional é contratado e demitido, respectivamente. Eles têm como finalidade identificar o estado de saúde do trabalhador ao entrar e sair da empresa.

Através dessa análise, é possível saber se o empregado sofreu algum dano durante o tempo que exerceu sua função.

O documento que comprova se o colaborador está ou não saudável é chamado de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), o qual deve ser emitido em três vias, ficando uma com o empregador, outra com o trabalhador e a terceira com a clínica de medicina contratada.

Exames periódicos 

Por outro lado, os exames periódicos são aqueles realizados com a intenção de acompanhar como anda a saúde dos trabalhadores

Dessa maneira, se tornam mais evidentes os níveis de agentes químicos, físicos, biológicos e ergonômicos aos quais eles estão expostos e que podem estar afetando a qualidade de vida das equipes.

É necessário destacar que todas as empresas são obrigadas a realizar esses exames, caso contrário, estão sujeitas a multas. Logo, é fundamental que os gestores estejam atentos ao assunto!

Por que o Médico do Trabalho é importante para sua empresa?

Depois de conhecer um pouco mais sobre as responsabilidades do médico do trabalho, fica fácil entender a importância desse profissional para a sua empresa, não é mesmo?

Além da legislação exigir que um especialista na área garanta a proteção física e psicológica dos trabalhadores, gerenciando as condições do ambiente laboral, é imprescindível a sua atuação a fim de cuidar da integridade dos funcionários.

Resumidamente, não se trata apenas de normas regulamentadoras, cláusulas ou leis que devem ser cumpridas para evitar multas e sanções, pois a medicina do trabalho é ainda mais relevante no aspecto ético e moral.

Afinal de contas, o zelo pela vida e pelo bem-estar dos colaboradores de uma organização deve estar acima de qualquer coisa.

Portanto, se você quer que sua empresa atenda o que é estabelecido pela legislação e, mais do que isso, tenha compromisso com a humanização das tarefas, esteja por dentro de tudo o que envolve a saúde e a segurança do trabalho.

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