O enfermeiro do trabalho atua em empresas públicas e privadas, realizando tarefas voltadas para a medicina do trabalho.É este profissional que planeja, programa, orienta e realiza atividades de prevenção de acidentes, doenças ocupacionais, entre outras atividades especializadas

O principal objetivo é assegurar a saúde dos funcionários no ambiente em que atua, evitando danos no curto, médio e longo prazo. Continue lendo o post, entenda mais sobre o tema, quem pode ser enfermeiro do trabalho, suas atribuições e seu papel na saúde ocupacional. Acompanhe!

O que é a Enfermagem do Trabalho?

A Enfermagem do Trabalho é a especialidade que trata da integridade e saúde dos trabalhadores. Trata-se de uma área relativamente nova, criada da necessidade do crivo de um profissional de saúde para atuar diretamente com as empresas e órgãos públicos. 

Há alguns anos, o enfermeiro que atuava no ambiente organizacional tinha apenas a tarefa de atendimento emergencial no local de trabalho, como primeiros socorros. Atualmente, essas responsabilidades aumentaram, dando uma importância maior à profissão. 

E de fato é, o enfermeiro do trabalho contribui sensivelmente para reduzir acidentes de trabalho, casos de doenças ocupacionais, afastamentos e principalmente a adequação às normas regulamentadoras de cada setor. 

Leia também: Doença do trabalho e doença ocupacional: qual a diferença?

 

Qual o papel do enfermeiro do trabalho?

Determinadas empresas, seja pelo segmento ou porte, são obrigadas a manter profissionais de saúde e segurança do trabalhador para compor a equipe de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). 

O enfermeiro é uma das figuras centrais desta equipe, que geralmente também conta com médico do trabalho e o técnico de segurança do trabalho. O intuito dessa equipe é desenvolver medidas que assegurem a saúde e bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho. 

A NR – 4 determina quais as empresas são obrigadas a contratar um enfermeiro do trabalho, de acordo com a área de atuação e número de colaboradores. Geralmente, a obrigatoriedade é para indústrias e linhas de produção. 

No entanto, cada vez mais empresas que não possuem essa obrigatoriedade passaram a manter o enfermeiro do trabalho no seu quadro de funcionários ou buscam parcerias com terceirizadas. 

O que é necessário para ser um enfermeiro do trabalho?

A enfermagem do trabalho é uma carreira específica para profissionais formados em enfermagem com pós-graduação em enfermagem do trabalho e registro no Coren (Conselho Regional de Enfermagem). 

Esses enfermeiros atendem tanto empresas privadas, quanto órgãos públicos, como escolas, clubes esportivos, canteiros de obras, entre outros. 

Entre as qualificações pessoais importantes para este profissional estão a solidariedade, capacidade de ouvir as pessoas e entender o que elas precisam. Também é importante ter controle emocional e desenvoltura para agir em situações de emergência, resgate ou salvamentos.

Quais as atribuições do enfermeiro do trabalho?

As principais atribuições do enfermeiro do trabalho são:

  • Desenvolver projetos e estratégias para prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, sejam elas em decorrência da atividade realizada (doença ocupacional) ou das condições/ ambiente em que trabalham (doença do trabalho);
  • Conduzir pesquisas, fazer análises para prevenir acidentes de trabalho, aplicar estratégias de controle e sugerir mudanças associadas a possíveis riscos;
  • Prestar atendimento de urgência no ambiente de trabalho em caso de acidentes ou mal súbito dos funcionários;
  • Realizar procedimento de desinfecção e esterilização de equipamentos, quando necessários, com base em medidas de biossegurança;
  • Conduzir consultas de enfermagem em trabalhadores, dando o primeiro diagnóstico de possíveis enfermidades; 
  • Conduzir testes, como o de acuidade visual e auditiva, geralmente acompanhando o médico especialista; 
  • Conduzir a recuperação e reabilitação da saúde do funcionário, com objetivo de reduzir suas ocorrências;
  • Detectar e monitorar situações de perigo ao trabalhador;
  • Padronizar normas e procedimentos de enfermagem, além de elaborar laudos e relatórios técnicos pertinentes a sua especialidade;
  • Instruir os funcionários sobre os riscos relacionados às suas atividades, bem como a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs);
  • Colaborar com o planejamento e execução de projetos investigativos sobre a saúde dos funcionários;
  • Desenvolver palestras e materiais educativos relacionados a segurança do trabalho e a saúde do trabalhador, o que inclui hábitos alimentares, para assegurar sua saúde mental, etc. 

Qual a diferença entre o enfermeiro do trabalho e o tradicional?

Os dois profissionais estão aptos a prestar os procedimentos de atenção básica de saúde, no entanto o enfermeiro tradicional não fez a especialização em enfermagem do trabalho. Para isto é necessária a pós-graduação. Isso faz com que tenha conhecimentos específicos para o atendimento no ambiente organizacional das empresas. 

Além disso, o enfermeiro tradicional atende em consultórios e demais unidades de saúde, enquanto o enfermeiro do trabalho atua em empresas. 

É importante ressaltar a importância deste profissional, principalmente sua relação com os demais trabalhadores da instituição. Ele vai ajudar no desenvolvimento de suas atividades com base em princípios legais e éticos, contribuindo para seu bom andamento, e como consequência com os resultados positivos da empresa. 

A grande vantagem é que alguns serviços da saúde ocupacional podem ser terceirizados, realizados, inclusive na própria empresa, o que inclui as demandas do enfermeiro do trabalho. 

Quer saber mais? Conheça a Clinimed, especializada em saúde e segurança do trabalho e como ela pode ajudar sua empresa.