Muitos empregadores têm dúvida sobre como fazer o LTCAT, afinal, trata-se de um documento obrigatório.

No entanto, o documento do LTCAT só pode ser feito por um profissional especializado, que entenda sobre os critérios e normas vigentes na legislação.

Sendo assim, nesse post você vai poder tirar as principais dúvidas sobre a elaboração do LTCAT, facilitando a tomada de decisões.

1- Escolha do profissional responsável pela elaboração

Primeiramente, é necessário escolher uma empresa especializada em segurança do trabalho de confiança e com profissionais qualificados.

Existem muitas opções no mercado, mas uma opção inteligente é apostar em clínicas especializadas, pois a experiência e a disponibilidade desses centros fazem a diferença.

Além disso, nas clínicas especializadas existe a possibilidade de desconto e melhor custo-benefício.

No entanto, lembre-se que o LTCAT é uma obrigação e possui um valor baixo comparado aos transtornos que a empresa pode ter por não elaborá-lo.

2- Análise quantitativa e avaliação ambiental

Essas etapas consistem na elaboração das informações que vão estar presentes no LTCAT, então são o primeiro ponto para a elaboração.

Análise Quantitativa 

A análise quantitativa trata-se da verificação da quantidade exata de exposição de riscos que o trabalhador está exposto no local de trabalho.

Nesse sentido, ela é feita com a utilização de equipamentos de coleta de dados e amostras. 

Os valores encontrados no final da análise são comparados com os valores de referência indicados pelos órgãos competentes.

Então, caso esses valores obtidos representem riscos à saúde dos trabalhadores, medidas de proteção coletivas e individuais devem ser implementadas.

Por sua vez, a elaboração de programas de prevenção de acidentes e outras medidas deve ser feita com a ajuda de uma equipe especialista em segurança do trabalho.

Avaliação Ambiental

Após a análise quantitativa é hora da avaliação ambiental, que verifica e analisa as condições gerais do ambiente de trabalho.

Dessa forma, ela engloba a avaliação de aspectos como ventilação, iluminação, tamanho do espaço, organização e etc…

Além disso, a avaliação ambiental permite a identificação de impactos na saúde dos trabalhadores e todos os potenciais riscos existentes no local que podem causar acidentes ou doenças ocupacionais.

3- Elaboração do documento do LTCAT

Depois de feita a análise quantitativa de agentes nocivos e a avaliação ambiental, o engenheiro ou médico especialista em segurança do trabalho pode redigir o Laudo LTCAT.

No laudo LTCAT estão presentes todas as informações referentes às avaliações qualitativas e quantitativas dos agentes ambientais (químicos, físicos e biológicos) dos quais os colaboradores da empresa têm contato.

Ao mesmo tempo, o laudo indica todas as medidas que precisam ser aplicadas visando a eliminação, neutralização ou minimização de todos os agentes considerados nocivos. 

Quem pode elaborar o LTCAT?

De acordo com as diretrizes da instrução normativa (IN) 128/2022, somente o médico do trabalho ou um engenheiro especialista em segurança do trabalho podem elaborar o LTCAT.

Estes profissionais precisam estar regularmente inscritos e ativos em seus respectivos conselhos de classe.

Dessa forma, precisam assinar o documento e responder pela responsabilidade técnica referente a sua elaboração.

Como é feita a avaliação ambiental para o LTCAT?

A avaliação ambiental para o LTCAT é feita através de protocolos estabelecidos pelos órgãos governamentais relacionados como o Ministério do Trabalho e Emprego.

Sendo assim, é feita por etapas:

  • Identificação de fatores de risco (químicos, físicos ou biológicos);
  • Descrição do ambiente de trabalho e identificação das atividades exercidas no local);
  • Determinação da localização das possíveis fontes geradoras de risco;
  • Identificação de meios de propagação e possíveis trajetos de risco;
  • Determinação das características das atividades;
  • Identificação do tipo de exposição (eventual, intermitente ou contínua);
  • Descrição das medidas de controle já existentes;
  • Identificação das medidas de controle que precisam ser implementadas.

Como o LTCAT é elaborado?

O LTCAT é elaborado seguindo um cronograma que dita como o documento deve ser montado e efetuado.

Geralmente, o cronograma consiste em atividades como:

  • Formação do GHE (Grupo Homogêneo de Exposição);
  • Cadastro do Ambiente;
  • Identificação da empresa;
  • Identificação da empresa ou profissional responsável pelo LTCAT;
  • Aplicação dos critérios técnicos legais como metodologias e técnicas de avaliação;
  • Resultado das avaliações;
  • Medidas de controle existentes;
  • Medidas de controle recomendadas;
  • Conclusão do laudo;
  • Considerações Finais;
  • Assinatura do Responsável Técnico.

Qual é o custo para elaboração do LTCAT?

O custo da elaboração do LTCAT depende da região em que a empresa está localizada e de outros fatores como a forma de contratação do serviço e a empresa responsável.

Várias empresas especializadas oferecem pacotes que incluem a elaboração de outros documentos obrigatórios junto ao LTCAT.

Também é possível fazer a contratação avulsa, no entanto, não é tão indicada, pois dificilmente uma empresa precisará apenas deste documento, já que existem vários outros tão importantes quanto, como o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

De modo geral, a elaboração do LTCAT é rápida e resolve vários problemas para a empresa, inclusive o aumento da segurança dos trabalhadores e diminuição do risco de doenças ocupacionais.

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