Cuidados com a saúde dos colaboradores de uma empresa é fundamental para o desempenho e desenvolvimento. Quando nos referimos a essa área, devemos considerar a Higiene Ocupacional, Higiene do Trabalho ou Higiene Industrial.

Em janeiro de 2023, a Amazon foi acusada de não fornecer proteção aos seus trabalhadores contra os riscos ocupacionais, recebendo penalizações que somavam mais de U$ 60 mil.

Esse ramo da Segurança do Trabalho é muito importante para o funcionamento da empresa e para o bem-estar dos trabalhadores, e refere-se a cuidados visando evitar doenças e acidentes no ambiente de trabalho.

Acompanhe este artigo para compreender o que são, como ocorrem e qual sua importância no funcionamento de uma empresa.

O que é Higiene Ocupacional?

Higiene Ocupacional é a ciência que tem como objetivo reconhecer os agentes que apresentam riscos àqueles que desempenham sua função em determinado ambiente de trabalho.

Uma vez reconhecidos, essa área também desempenha a função de avaliar o nível dos riscos, e estipular medidas que devem ser tomadas para controlar, amenizar e/ou neutralizar os agentes de risco.

A atenção a essa área é indispensável para o bom funcionamento da empresa. Afinal, prevenir riscos aos trabalhadores é fundamental para que possam trabalhar adequadamente e se sentirem valorizados. São ações essenciais para o bom empreendimento e aumento da produtividade.

Agentes de risco

Para perceber eficientemente os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos no ambiente de trabalho, existem as seguintes classificações:

Risco físico

Quando o trabalhador pode ser prejudicado por fatores como ruídos, pressões excessivas, vibrações, radiações, temperaturas altas ou baixas ou umidade;

Risco químico

Quando o colaborador está sujeito a contaminação por gases, fumos, vapores, neblinas, névoas e outras substâncias puras ou compostas que podem entrar em contato com o organismo através das vias cutânea ou respiratória.

Risco biológico

Muito presente em ambientes da área da saúde, estes consistem em bactérias, fungos, vírus, parasitas e protozoários que podem infectar o trabalhador.

Quais são as áreas de atuação?

Cada uma das áreas da Higiene do Trabalho apresenta certos objetivos, que podem variar de acordo com a atividade desempenhada, confira algumas das áreas de atuação:

  • Contaminantes – Consiste em identificar riscos e prevenir doenças infecciosas e poluentes no ambiente de trabalho.
  • Engenharia – Quantificar riscos no ambiente e buscar soluções.
  • Medicina preventiva – Quantificar riscos, bem como tratar doenças e relatar potenciais danos à saúde do trabalhador.
  • Epidemiologia – Compreender a eficácia de tratamentos na saúde pública e estudar a distribuição dos fenômenos da saúde.
  • Toxicologia – Identificar e compreender os agentes e substâncias nocivas ao organismo as quais os colaboradores possam ser expostos durante o labor.
  • Química – Estudar as propriedades da matéria e como se comporta quando manuseada no ambiente de trabalho.

Leia também: 5 riscos das longas jornadas de trabalho e como evitar – Clinimed Joinville

Etapas do programa

Sendo o objetivo da prática garantir um ambiente saudável por meio da análise e prevenção de riscos, é necessário estipular certas etapas para se tomar ações da maneira mais segura e eficiente possível. Veja a seguir os principais procedimentos da Higiene Ocupacional:

Antecipação

São avaliadas as possibilidades de risco ao trabalhador. Através dessa observação, nota-se a possível existência de agentes que podem acarretar acidentes a atividades desenvolvidas no local.

Essa etapa é fundamental, pois através dela serão tomadas medidas preventivas antes da modificação dos processos industriais.

Reconhecimento

É feita uma avaliação qualitativa sobre os agentes de risco. Devem ser avaliados os tipos de agentes presentes no ambiente. Perceber quais os agentes, sejam físicos, químicos ou biológicos é crucial para estabelecer eficientemente as medidas para contê-los.

Vale lembrar que nessa etapa não basta analisar somente o ambiente em que as atividades ocorrem, sendo importante considerar a rotina de trabalho, os processos, as instalações e os equipamentos utilizados pelos trabalhadores.

Avaliação

Nesse momento é necessário considerar os limites de tolerância a riscos, de acordo com a Norma Regulamentadora Nº 15 (NR 15), organizada pelo Ministério do Trabalho. Esta prevê os níveis aceitáveis para certo agente de risco.

Sendo assim, é necessário que sejam percebidos adequadamente, para que caso excedam os limites, a empresa possa investir em meios para controlar, amenizar e até neutralizá-los.

Controle

Consiste no estabelecimento de medidas e ações preventivas para controlar os riscos percebidos, como sugere o nome.

Aplicação eficiente

Para garantir a saúde dos trabalhadores, a melhor alternativa é contar com uma parceria de empresas especialistas na área de saúde ocupacional, que forneçam serviços com seriedade e qualidade.

É também válido que a empresa tenha um plano de saúde empresarial, garantindo a saúde do colaborador, desde seus primeiros momentos na empresa.

Leia também: Ergonomia x produtividade: Qual a relação entre elas? – Clinimed Joinville

3 Motivos para deixar a Higiene Ocupacional com a Clinimed

Clinimed conta com um departamento de Higiene Ocupacional, com profissionais capacitados e equipamentos modernos. Sendo assim possível avaliar a intensidade da exposição a agentes de risco ambiental, aos quais os funcionários estão expostos.

Garantir ambientes de trabalho saudáveis e reduzir custos através da Legislação Trabalhista e Previdenciária são focos do departamento.

Experiência

A Clinimed admira a saúde e segurança do trabalho, buscando inovar, personalizar e informatizar todos os serviços oferecidos. Com uma equipe sólida, atendemos o norte catarinense desde agosto de 2012. Hoje atendemos mais de 1.500 empresas em todo território do país.

Realiza todos os exames ocupacionais em nossa própria sede, evitando deslocamentos e perda de produtividade, diminuindo o tempo de permanência de funcionários fora da empresa. Garantimos, através de um sistema informatizado, um acompanhamento eficaz de todos os exames.

Equipamentos

Clinimed dispõe de uma ampla variedade de equipamentos de alta tecnologia da última geração, calibrados periodicamente. Podemos destacar:

  • Calibrador de nível sonoro;
  • Medidor de pressão sonora ocupacional e ambiental;
  • Medidor de vibrações localizada e de corpo inteiro;
  • Termômetro de globo digital;
  • Bombas gravimétricas de alta a baixa vazão;
  • Luxímetro digital;
  • Psicrômetro;
  • Anemômetro.

Serviços

Além da Higiene Ocupacional com a Clinimed, nós temos tudo que você precisa para manter a segurança e saúde no trabalho de sua empresa em dia. Conheça todos os nossos serviços.

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